top of page

Retinopatia diabética: uma das principais causas de perda visual irreversível no mundo

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 23 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Ação no Hospital Maternidade Therezinha de Jesus em Juiz de Fora realiza triagem da Retinopatia Diabética no sábado, 25 de novembro. Oftalmologista explica sobre a doença.


Por Fabíola Castro

*Foto do site: drluisarana.com.br.


O Diabetes Mellitus (DM) é considerado uma crescente epidemia mundial associada à importante morbidade, um dos principais problemas de saúde pública do século XXI.


A retinopatia diabética é uma das principais causas de perda visual irreversível no mundo. Quanto maior o tempo de evolução do diabetes, maior o risco do paciente apresentar retinopatia diabética. A gravidade dessa condição aumenta com o inadequado controle glicêmico e o tempo da doença.


Diante disso, anualmente, o Hospital Maternidade Therezinha de Jesus em Juiz de Fora com o suporte do setor de Ambulatórios do Hospital e do Departamento de Endocrinologia, realiza uma ação de triagem da Retinopatia Diabética que nesse ano acontece no sábado, 25 de novembro.


A oftalmologista Dra. Silvana Vianello, que é membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e uma das coordenadoras da iniciativa conversa com a gente hoje e explica sobre a doença.


Confira:


O que é retinopatia diabética?


A retinopatia diabética é uma doença silenciosa ou apresenta sinais e sintomas? Se sim, quais são?


Como é feito o diagnóstico? Esse é um dos objetivos da campanha Novembro Azul - que conscientiza sobre o Diabetes -, sobre o diagnóstico precoce e, claro, a prevenção?


A retinopatia diabética pode atingir qualquer faixa etária?


Como é o tratamento e tem cura para retinopatia diabética?


Para reforçar, a prevenção como é feita?


Se o tratamento não for adequado, a pessoa pode perder a visão?


Falando especificamente da ação da campanha Novembro Azul, no Hospital Maternidade Therezinha de Jesus acontecerá essa iniciativa para triar a Retinopatia Diabética. Como será? Quem pode participar e como?


E mesmo que a pessoa não consiga participar da ação sábado no HMTJ, se ela tem Diabetes deve procurar seu médico, nesse caso, o oftalmologista para fazer a prevenção da retinopatia diabética?


Obrigada pela entrevista e sua participação em nossa rádio e no quadro Bendita Saúde.


A ação de triagem da Retinopatia Diabética que será realizada no Hospital Maternidade Therezinha de Jesus em Juiz de Fora no sábado, 25 de novembro, será entre 8h e 12h.


Como a Dra Silvana bem explicou, Retinopatia Diabética é consequência do descontrole da Diabetes, que afeta múltiplos órgãos e na parte ocular, compromete a estrutura do fundo do olho, principalmente nos vasos da retina, que faz a captação da imagem. Esta lesão pode levar a danos irreversíveis, mas pode ser prevenida em 90% dos casos quando diagnosticados precocemente. Porém, é grave quando em estado avançado.


A campanha realizada neste mês tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção da perda visual provocada pela diabetes. Este tipo de ação é promovida pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo em todo o país, em novembro, que também é azul em função da campanha mundial de alerta contra o Diabetes.


Destacando que na ação no HMTJ, o atendimento é exclusivo para pacientes diabéticos que deverão agendar sua participação através do telefone (32) 4009-2377, das 14h às 16h, até esta sexta-feira, 24. Lembrando também que há um limite de capacidade de atendimento e que as vagas são limitadas.


O recado mais importante é que se você tem Diabetes precisa também, além de controlar a doença, cuidar da sua visão procurando um oftalmologista.



Comments


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page