top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

HMTJ realiza triagem da Retinopatia Diabética - inscrições estão abertas

Por Rádio Catedral

Imagem de Javi_Indy no Freepik.

Uma ação de triagem da Retinopatia Diabética será realizada no Hospital Maternidade Therezinha de Jesus em Juiz de Fora no sábado, 25 de novembro, entre 8h e 12h. A iniciativa conta com o suporte do setor de Ambulatórios do Hospital e do Departamento de Endocrinologia, sob coordenação da endocrinologista Glauce Tostes, em parceria com a oftalmologista Silvana Vianello, que é membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV).


A Retinopatia Diabética é consequência do descontrole da Diabetes, que afeta múltiplos órgãos e na parte ocular, compromete a estrutura do fundo do olho, principalmente nos vasos da retina, que faz a captação da imagem. Esta lesão pode levar a danos irreversíveis, mas pode ser prevenida em 90% dos casos quando diagnosticados precocemente. Porém, é devastadora quando em estado avançado.


A campanha tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção da perda visual provocada pela diabetes, hoje, a maior responsável pela cegueira no mundo. Este tipo de ação é promovida pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo em todo o país, em novembro, que também é azul em função da campanha mundial de alerta contra a Diabetes.


No HMTJ


O atendimento é exclusivo para pacientes diabéticos que deverão agendar sua participação através do telefone 4009-2377, das 14h às 16h, até 24/11 (de segunda a sexta-feira).


Para atender a todos com qualidade, é indispensável o agendamento prévio, a fim de evitar aglomeração, uma vez que o processo de triagem exige fichamento e tempo para dilatação da pupila de cada paciente, havendo, assim, um limite de capacidade de atendimento e vagas limitadas.

11 visualizações0 comentário
bottom of page