top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Retinoblastoma, câncer raro nos olhos atinge principalmente crianças

Por Fabíola Castro


O retinoblastoma é um tumor maligno, um tipo raro de câncer no olho que pode afetar um ou ambos os olhos. O tipo raro de tumor nos olhos que atinge principalmente crianças foi muito falado nas redes sociais no fim do mês passado, quando um casal, o apresentador de TV Tiago Leifert e a jornalista Daiana Garbin, publicaram um vídeo no Instagram relatando que a filhinha deles de apenas 1 ano tem a doença. Segundo o casal, foi uma forma de alertar pais e mães para ficarem atentos também à saúde ocular, a saúde dos olhos dos pequenos.


O Oftalmologista, Dr Luciano Arantes, em entrevista ao quadro Bendita Saúde explicou sobre a doença.


Confira:


O que é o retinoblastoma?


Além das crianças pode atingir outras faixas etárias?



Quais são os fatores de risco? O que os pais devem observar ou fazer para prevenir nas crianças?



Quais sinais e sintomas podem ser observados?


Como é o diagnóstico?


Feito o diagnóstico como é o tratamento?



O diagnóstico precoce é sempre muito importante para o sucesso do tratamento e no caso do retinoblastoma tem cura?



Para finalizarmos, é preciso reforçar a importância dos exames realizados ainda quando bebês, como teste do olhinho, entre outros para que possa ser detectado precocemente qualquer problema que pode repercutir inclusive mais tarde na vida da criança, quando adolescente ou até mesmo quando adulto?


O retinoblastoma precisa ser cuidado precocemente, apesar de ser um câncer raro que acomete as crianças. Mas é sempre importante a realização de todos os exames preconizados ainda quando bebês.


Hoje, 15 de fevereiro, é o dia internacional de luta contra o Câncer Infantil, data que tem o objetivo de disseminar informações e prevenção. Se diagnosticado precocemente, câncer infantil tem chances de cura de 80%.


Em Juiz de Fora, o tratamento do câncer infantil é realizado através da Rede SUS - Sistema Único de Saúde em hospitais conveniados e o Departamento de Saúde da Mulher, da Gestante, da Criança e do Adolescente realiza esse atendimento. Departamento está localizado na Rua São Sebastião 772/776, no Centro. O funcionamento é das 7h às 18h e a marcação de consultas de pediatria podem ser feitas através do telefone (32) 3690-7143.


47 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page