Rádio Catedral com informações do Vatican News
No dia 20 de maio, o Dicastério das Causas dos Santos promulgou o decreto que reconhece as virtudes heroicas de oito servos de Deus. Entre eles, dois brasileiros se tornaram Veneráveis: o seminarista Guido Vidal França Schäffer e a Madre Tereza Margarida do Coração de Maria.
De acordo com o Vatican News, o decreto autorizado pelo Papa Francisco também reconheceu as virtudes heroicas de outros seis Servos de Deus: os sacerdotes o camaronês Simon Mpeke e o espanhol Pedro de la Virgen del Carmen; a religiosa italiana Edda Roda e três leigos: o catequista italiano Arnaldo Canepa e duas italianas, Maria Cristina Ogier e Lorena D'Alessandro.
O decreto ainda autorizou a beatificação do sacerdote de Piacenza, Giuseppe Beotti, ao reconhecer o martírio dele, que foi morto pelos nazistas em 20 de julho de 1944.
Confira também:
Guido Schäffer
Guido Vidal França Schäffer nasceu em 22 de maio de 1974 em Volta Redonda. Ele sempre teve uma intensa vivência católica. Na década de 1990, junto com a noiva e um padre, iniciou o grupo de oração Fogo ao Espírito Santo.
Depois de participar, em 1997, do encontro das famílias na visita de São João Paulo II ao Rio de Janeiro e de uma viagem à Europa em 2000, para a beatificação dos protomártires brasileiros, ele decidiu entrar para o Seminário.
Formado em medicina, trabalhou no cuidado dos pacientes com Aids, oferecendo ainda a ajuda, o serviço médico e o trabalho de evangelização oferecido aos pobres e marginalizados nas favelas do Rio de Janeiro. Aqueles que o conheceram recordam sua profunda amizade com Jesus, a familiaridade com os textos bíblicos e o entusiasmo com que falava do Senhor. Por amor a Deus, ele praticava o jejum e a penitência com simplicidade e discrição.
Mesmo quando dava aulas de surfe, iniciava o treinamento com oração. Em 1º de maio de 2009, quando estava no mar, na praia do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, Guido Schäffer foi atingido na cabeça por uma prancha de surfe solta e morreu afogado.
Madre Tereza Margarida do Coração de Maria
A Serva de Deus Tereza Margarida do Coração de Maria, monja da Ordem dos Carmelitas Descalços, nascida em 24 de dezembro de 1915. No Carmelo próximo ao Santuário de Aparecida, foi vice-mestra das noviças e subpriora.
Fundou um mosteiro em Três Pontas (MG), onde se tornou a referência para as irmãs e para os fiéis que recorriam a ela, chamando-a de Nossa Mãe, para pedir conselhos, direção espiritual e ajuda.
Empenhou-se em viver com a Comunidade os Decretos do Concílio Vaticano II e cuidou da formação bíblica, espiritual e litúrgica das irmãs. Ela morreu em 14 de novembro de 2005, após uma doença pulmonar.
Comments