Por Fabíola Castro
Os radares em Juiz de Fora que fiscalizam os limites de velocidade permitidos nas vias entram em funcionamento na próxima sexta-feira, dia 20 de maio. Conforme informou a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) até o dia 19, os aparelhos de fiscalização eletrônica seguem em teste. Entre os antigos e novos radares, instalados nos locais com maiores índices de acidentes, a cidade terá um total de 54 pontos de fiscalização.
No fim do mês de abril, a Secretaria de Mobilidade Urbana já havia divulgado os pontos que terão a fiscalização eletrônica e que em descumprimento das regras e dos limites de velocidade permitidos, por parte dos motoristas, poderão ser multados. Clique aqui e confira.
O Secretário de Comunicação Pública da Prefeitura de Juiz de Fora, Márcio Guerra, explica como foram escolhidos os lugares de instalação dos radares.
Márcio Guerra fala sobre o que será fiscalizado pelos equipamentos.
Diante do possível argumento de uma “indústria de multas” que poderia surgir com o aumento do número de radares, o Secretário de Comunicação refuta essa ideia e destaca que o objetivo é a educação no trânsito e diminuição dos abusos que podem causar acidentes, principalmente os mais graves, quando as leis e normas de trânsito são desrespeitadas.
Os equipamentos de fiscalização eletrônica que entram em operação no trânsito de Juiz de Fora, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, fazem parte da continuidade do processo licitatório realizado no ano de 2018.
Ainda segundo a pasta, a sinalização horizontal e vertical já foi instalada, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além da instalação de faixas alertando os motoristas sobre o início do funcionamento efetivo da fiscalização no dia 20.
A empresa responsável pelos radares na cidade é a Mobit – Mobilidade, Iluminação e Tecnologia, vencedora da licitação realizada em 2018. Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana os equipamentos estão passando por aferição e validação pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG).
Avaliação da população
Uma avaliação experimental dos radares poderá ser feita pela população, enviando sugestão para melhoria da fiscalização eletrônica por meio de protocolo à SMU pela plataforma Prefeitura Ágil na internet.
Comments