top of page
Foto do escritorRadio Catedral

Queda de barranco e alagamentos: chuva causa transtornos na Zona Norte de Juiz de Fora

Por Rádio Catedral


Queda de barranco em casa no Jardim dos Alfineiros Foto Corpo de Bombeiros
Queda de barranco no Jardim dos Alfineiros Foto: Corpo de Bombeiros

Na noite de segunda-feira (30), houve chuva forte em Juiz de Fora. A região mais afetada foi a Zona Norte.Em 1h20, foram 63.34 mm, de acordo com a Prefeitura.


Segundo os Bombeiros, a ocorrência de destaque foi a queda de um barranco nos fundos de uma casa na Rua Custódio Resende de Bastos, no Bairros Jardim dos Alfineiros, provocando riscos estruturais na contenção. Não houve vítimas. A área foi isolada, Defesa Civil foi acionada e os moradores foram orientados a permanecer em local seguro.


De acordo com a Defesa Civil, houve o desabamento de um muro de contenção particular, construído na frente de um aterro (camada de terra adicionada). O solo desse aterro deslizou e pressionou a estrutura do muro, que desabou e atingiu a varanda da residência.


De forma preventiva, o proprietário foi orientado a não utilizar a varanda. Além disso, com acompanhamento técnico, deve remover o restante de terra quando o solo estiver seco, fazer os reparos necessários para o correto direcionamento da água da chuva no terreno e refazer a estrutura de contenção.


Outras ocorrências

Até a manhã desta terça (31), a Defesa Civil registrou sete ocorrências, todas na Zona Norte. A chuva foi concentrada nos bairros Santa Cruz, Nova Era e São Judas Tadeu. Houve pontos de alagamentos foram identificados em vias da Zona Norte.


O sistema de drenagem funcionou, escoando a água rapidamente após as chuvas. Em seguida, a equipe do Demlurb realizou a limpeza nas Avenidas JK e Simeão de Farias e a Rua José Paulo Sobrinho. O nível do córrego Humaitá subiu, mas não saiu da calha. A Defesa Civil monitorou a situação.



Chuvas contínuas


Entre sexta (27) e domingo (29), segundo a Defesa Civil, a região Norte registrou o maior volume de chuva: 57,6mm.


Em decorrência da chuva do fim semana foram registradas 9 ocorrências na Defesa Civil. Foram três ocorrências de escorregamento de talude, nos bairros Linhares, Santa Luzia e Granjas Betânia; duas de ameaça de desabamento de edificação, no Centro e no Manoel Honório; duas de ameaça de escorregamento de talude, no Linhares e Parque Burnier; uma de trinca em parede, no Parque Guarani e uma de queda de árvore, no Democrata.


Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199.

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page