Por Rádio Catedral
Na noite de segunda-feira (30), houve chuva forte em Juiz de Fora. A região mais afetada foi a Zona Norte.Em 1h20, foram 63.34 mm, de acordo com a Prefeitura.
Segundo os Bombeiros, a ocorrência de destaque foi a queda de um barranco nos fundos de uma casa na Rua Custódio Resende de Bastos, no Bairros Jardim dos Alfineiros, provocando riscos estruturais na contenção. Não houve vítimas. A área foi isolada, Defesa Civil foi acionada e os moradores foram orientados a permanecer em local seguro.
De acordo com a Defesa Civil, houve o desabamento de um muro de contenção particular, construído na frente de um aterro (camada de terra adicionada). O solo desse aterro deslizou e pressionou a estrutura do muro, que desabou e atingiu a varanda da residência.
De forma preventiva, o proprietário foi orientado a não utilizar a varanda. Além disso, com acompanhamento técnico, deve remover o restante de terra quando o solo estiver seco, fazer os reparos necessários para o correto direcionamento da água da chuva no terreno e refazer a estrutura de contenção.
Outras ocorrências
Até a manhã desta terça (31), a Defesa Civil registrou sete ocorrências, todas na Zona Norte. A chuva foi concentrada nos bairros Santa Cruz, Nova Era e São Judas Tadeu. Houve pontos de alagamentos foram identificados em vias da Zona Norte.
O sistema de drenagem funcionou, escoando a água rapidamente após as chuvas. Em seguida, a equipe do Demlurb realizou a limpeza nas Avenidas JK e Simeão de Farias e a Rua José Paulo Sobrinho. O nível do córrego Humaitá subiu, mas não saiu da calha. A Defesa Civil monitorou a situação.
Chuvas contínuas
Entre sexta (27) e domingo (29), segundo a Defesa Civil, a região Norte registrou o maior volume de chuva: 57,6mm.
Em decorrência da chuva do fim semana foram registradas 9 ocorrências na Defesa Civil. Foram três ocorrências de escorregamento de talude, nos bairros Linhares, Santa Luzia e Granjas Betânia; duas de ameaça de desabamento de edificação, no Centro e no Manoel Honório; duas de ameaça de escorregamento de talude, no Linhares e Parque Burnier; uma de trinca em parede, no Parque Guarani e uma de queda de árvore, no Democrata.
Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199.
Comentarios