top of page

Casos de gripe crescem e números da vacinação vão na contramão

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 18 de jun.
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral


ree


Os casos de gripe vêm crescendo no Brasil nos últimos meses. De janeiro a maio, de acordo com o Informe Vigilância das Síndromes Gripais, 25 estados brasileiros apresentam incidência alta da síndrome respiratória aguda grave, incluindo Minas Gerais.


Nas últimas duas semanas, o Vírus Sincicial Respiratória foi responsável por 42% dos casos e 12% dos óbitos. Já a Influenza foi responsável por 37% dos casos e 69% dos óbitos por SRAG. Até maio deste ano, o Brasil registrou 82.201 casos e 4.126 óbitos por síndrome respiratória aguda grave.


Já o índice de vacinação contra a gripe para o público alvo (idosos, pessoas com comorbidades, crianças e gestantes) vai na contramão destes números. No Brasil, o índice de vacinação dos grupos prioritários chegou a 39 vírgula 18 por cento, com 37 milhões de doses aplicadas. Em Minas Gerais, este índice chega a 44%. No entanto, em Juiz de Fora, os números estão bem abaixo da média nacional e estadual.


De acordo com os dados do Ministério da Saúde, até esta quarta-feira, dia 18, o índice de imunização para os grupos prioritários em Juiz de Fora era de 14 vírgula zero 7 por cento, com pouco mais de 37 mil doses aplicadas.

Segundo a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, Louise Cândido Souza, vários são os fatores que levam a esse baixo índice de vacinação na cidade.


Louise Cândido explica que a administração municipal vem trabalhando em ações educativas para reverter esse processo.


Louise Cândido reforça a importância de as pessoas procurarem as unidades de saúde para se vacinarem.



ree

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page