Quatro seminaristas da Arquidiocese de JF recebem os Ministérios de Acólito e Leitor neste domingo (31)
- Silvia Carvalho
- há 24 horas
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Neste domingo, dia 31, a Arquidiocese de Juiz de Fora celebra um momento especial de alegria vocacional. Quatro seminaristas – Djalma de Abreu, Everton Fernandes, Gabriel dos Santos e Reginaldo Meireles – serão instituídos nos ministérios de Leitor e Acólito.
A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, às nove da manhã, no Auditório da Cúria Metropolitana, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 4516, no bairro Alto dos Passos.
Na caminhada de formação rumo ao sacerdócio, o Leitor é chamado a proclamar a Palavra de Deus e a testemunhá-la com a vida. Já o Acólito é instituído para o serviço do altar e da Eucaristia. Esses ministérios marcam etapas importantes antes da ordenação diaconal e, futuramente, sacerdotal.
O Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e diretor da Rádio Catedral, Padre Antônio Camilo de Paiva, lembra que a formação é longa e integral, passando pelas dimensões intelectual, pastoral, afetiva e espiritual. Para ele, este é um momento de agradecimento a Deus, às famílias dos seminaristas e também aos dizimistas que ajudam a manter o seminário.
O seminarista Everton Fernandes fala sobre este importante momento da formação.
Para Everton Fernandes, este é um momento de alegria, fé e esperança.
Everton Fernandes destaca que os ministérios ajudam a crescer na espiritualidade.
Everton Fernandes também fala sobre a graça de viver este momento e pede orações à comunidade.
Gabriel dos Santos, natural de Matias Barbosa, também fala da alegria de receber os ministérios de leitor e acólito e explica que este é o primeiro passo na caminhada rumo ao sacerdócio, além de mostrar o valor do serviço.
Para o seminarista Reginaldo Meireles, de Santos Dumont, a celebração deste domingo é um misto de gratidão e alegria.
Reginaldo Meireles ainda ressalta que estes ministérios aproximam mais o seminarista da Eucaristia e da Palavra de Deus.
Djalma de Abreu coloca os ministérios como um dom de Deus a ser colocado a serviço da comunidade.
Para Djalma, o coração se alegra e confia que o desejo de Deus vem sendo cumprido.
Comentários