top of page

Psicóloga comenta como lidar e evitar o impacto ruim das novas tecnologias

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 23 de abr.
  • 2 min de leitura

Neste mês, Papa Francisco pediu orações pelo bom uso das novas tecnologias, reforçando a necessidade de maior contato e humanidade entre as pessoas.


Por Rádio Catedral

ree

Ao longo do papado, o Papa Francisco sempre declarou o incentivo para que as pessoas estejam mais umas com as outras. Neste mês, na intenção de oração da rede mundial do Papa, ele pediu o uso mais consciente das novas tecnologias.


No vídeo oficial , o Santo Padre pediu que "rezemos para que o uso das novas tecnologias não substitua as relações humanas, mas respeite a dignidade das pessoas" e que as pessoas olhem “menos as telas” e “mais nos olhos”.


A Rádio Catedral conversou com a professora do curso de psicologia da Estácio, Graziele Moura, que destacou o impacto das novas tecnologias, incluindo a inteligência artificial, na saúde mental das pessoas.


No vídeo, o Papa Francisco destacou: “as novas tecnologias são um importante recurso e instrumento a serviço da família humana. Para que sirvam ao seu desenvolvimento, o seu uso deve orientar-se pelo respeito da dignidade e dos direitos fundamentais do homem”.


Graziele Moura lembra que a falta do “olho no olho”, de ter que pensar por conta própria e de enxergar a si mesmo abre espaço para problemas sérios causados do uso excessivo e sem critério da Inteligência Artificial.


Ainda na mensagem, Papa Francisco deixa uma proposta para lidar com as tecnologias em todas as faixas etárias. Diz ele: “O que devemos fazer? Usar a tecnologia para unir, não para dividir. Para ajudar aos pobres. Para melhorar a vida dos enfermos e das pessoas com capacidades diferentes. Usar a tecnologia para cuidar de nossa casa comum. Para nos encontrar como irmãos. Porque quando nos olhamos nos olhos, descobrimos o que realmente importa: que somos irmãos, irmãs, filhos do mesmo Pai".


A professora do curso de psicologia da Estácio, Graziele Moura, concorda com a orientação do Papa Francisco e explica como isso pode ser feito no dia a dia.


Assista ao vídeo da última mensagem do Papa Francisco para a Rede Mundial de Oração:



Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page