Por Rádio Catedral

A Prefeitura de Juiz de Fora anuncia que a partir das 19h desta quinta-feira (13) o Pronto Atendimento Infantil (PAI) passa a funcionar em um prédio anexo ao Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), na Rua Dr. Dirceu de Andrade, 33, no bairro São Mateus.
Conforme a Prefeitura, a mudança é pleiteada desde o desmembramento original do PAI da ala pediátrica do antigo Pronto Socorro Municipal. A escolha foi feita após chamamento público realizado em dezembro do ano passado, com convênio firmado em janeiro deste ano.
No comunicado nesta quarta-feira, a Prefeitura ressaltou que o Pronto Atendimento Infantil continua sendo uma unidade de saúde municipal, com a atuação de servidores públicos nas atividades assistenciais. E a mudança proporciona um ambiente mais seguro e humanizado tanto para os profissionais como para os pacientes e os acompanhantes.
Além de garantir apoio de diagnóstico mais rápido, acesso a exames laboratoriais de imagem em menor tempo e sem necessidade de deslocamento de pacientes e amostras, e a possibilidade de internação para casos graves sem a exigência de transferência.
Chamamento público
Foi aberto em dezembro do ano passado o Edital de Chamamento Público n.º 004/2022 pela Secretaria de Saúde (SS) para selecionar uma entidade que pudesse ofertar novas instalações físicas com integração a uma retaguarda hospitalar.
As propostas foram analisadas no mesmo mês e o resultado divulgado pela Prefeitura informou que o Hospital Maternidade Therezinha de Jesus atendeu a todos os requisitos e firmou o convênio.
De acordo com a publicação no Atos do Governo, o contrato está vigente desde janeiro deste ano, com prazo de 12 meses e o valor a ser pago ao hospital é de R$ 1.317.339,96.
Atendimento nesta quinta-feira
Por causa do transporte de materiais e equipamentos, o antigo espaço do Pronto Atendimento Infantil na Andradas atende neste momento apenas casos considerados graves. O novo endereço do PAI inicia os atendimentos às 19h desta quinta, 13.
Em caso de sintomas iniciais ou leves, os responsáveis devem buscar primeiramente a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência na região, ou o Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente, para pacientes que não possuem unidade de referência. Em caso de aumento na gravidade dos sintomas, os pacientes podem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Comments