top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Projeto em Juiz de Fora produz máscaras para doação aos mais vulneráveis

Por Fabíola Castro


Um grupo de voluntários de Juiz de Fora está desenvolvendo o projeto “Juntos somos mais" para produção de máscaras, depois que o item foi se tornando cada vez mais escasso por conta da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.


A máscara pode ser uma grande aliada no combate à propagação do coronavírus, protegendo quem usa e outras pessoas ao seu redor. O Ministério da Saúde orienta a produção de modelos simples, de pano, que também funcionam como barreiras na disseminação da doença.


Diante disso, são inúmeras as iniciativas que vão surgindo com o objetivo de costurar cada vez mais máscaras de tecido ou outro material que seja efetivo na prevenção, para que sejam doadas a quem precisa e não tem acesso ao equipamento de proteção.


Segundo uma das idealizadoras do projeto, Wanda Feliciano, o grupo de cerca de 20 pessoas reúne voluntários e costureiras na confecção.

Para o andamento do projeto “Juntos somos mais” e assim a produção das máscaras estão sendo arrecadados materiais como TNT, elásticos, tecido, linhas, entre outros.


Os itens de proteção confeccionados serão doados para asilos como o “Luiza de Marilac”, para os “Amigos Solidários” que distribuem refeições às pessoas mais vulneráveis ou em situação de rua e a quem mais necessitar e, assim for possível.


O telefone de contato para quem quiser contribuir ou ajudar de alguma forma é o (32) 98874-6182.


Ainda sobre as máscaras caseiras, de acordo com orientações do Ministério da Saúde, para ser eficiente como uma barreira física, ela precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. E mais importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente, ou melhor, lavadas todos os dias. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

133 visualizações0 comentário
bottom of page