Procon de JF alerta para direitos e cuidados na hora de comprar material escolar
- Silvia Carvalho
- há 2 horas
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

Com o início das aulas de aproximando, o Procon de Juiz de Fora orienta pais e responsáveis sobre os direitos do consumidor na compra de materiais escolares e dá dicas importantes para economizar neste início de ano letivo.
Segundo o Procon, as escolas não podem exigir marcas específicas nem indicar locais para a compra do material escolar. Também é proibido impedir que o aluno participe das aulas por não estar com todo o material exigido. As instituições de ensino ainda devem informar claramente às famílias quando utilizam livros próprios ou importados.
Pesquisar preços em diferentes lojas, organizar compras coletivas e sempre exigir a nota fiscal são atitudes que também garantem economia e também asseguram os direitos do consumidor em caso de troca ou reclamação.
De acordo com a gerente do Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos do Procon, Gisele Zaquini, é bom avaliar se todos os itens da lista precisam ser adquiridos logo no início do ano, período em que os preços costumam estar mais altos.
Para ajudar no orçamento das famílias, o Procon recomenda práticas simples, como reaproveitar materiais do ano anterior, doar itens que não serão mais usados e comprar apenas o que realmente precisa ser substituído, como explica Gisele Zaquini.
O Procon funciona na Avenida Itamar Franco, 992, no Centro. Os atendimentos podem ser agendados pelos telefones 3690-7610 ou 3690-7611 ou pelo WhatsApp (32) 98463-2687.









Comentários