Programa Farmácia Popular: Ministério da Saúde descredencia 9 mil estabelecimentos
- Radio Catedral

- 5 de ago.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral com Agencia Brasil

O Ministério da Saúde descredenciou mais de 9 mil estabelecimentos que faziam parte do Programa Farmácia Popular em todo o país. A medida foi tomada porque essas unidades não realizaram a renovação obrigatória do cadastro ou não apresentaram a documentação necessária para continuar participando do programa, segundo nota divulgada pela pasta.
Além disso, outras 5 mil farmácias tiveram suas atividades suspensas por indícios de irregularidades, detectados através do monitoramento do programa. Esse controle avalia 25 indicadores, incluindo frequência de retirada de medicamentos e possíveis fraudes no uso de CPFs. Só entre 2023 e 2025, cerca de 8 milhões de reais foram ressarcidos aos cofres públicos com essas ações de fiscalização. Em Minas Gerais, 505 estabelecimentos foram suspensos, sendo nove deles em Juiz de Fora.
Atualmente, 24 mil farmácias continuam credenciadas ao Farmácia Popular. O programa oferece 41 medicamentos gratuitos, beneficiando quase 22 milhões de pessoas só no primeiro semestre deste ano. A meta do governo é alcançar 26 milhões de brasileiros até o fim de 2025. A população pode colaborar com a fiscalização, denunciando possíveis irregularidades no uso do programa por meio da Ouvidoria do SUS, pelo telefone 136.









Comentários