top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Primeiras crianças de Juiz de Fora são vacinadas contra a Covid-19 em evento simbólico

Por Fabíola Castro

*Foto: Reprodução Instagram PJF.

Na manhã desta quarta-feira, 19 de janeiro, quando Juiz de Fora completa um ano do início da Campanha de Imunização contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma vacinação simbólica no Espaço Cidade, para marcar o começo da aplicação das vacinas nas crianças de 5 a 11 anos. O imunizante utilizado é o da Pfizer, doses pediátricas.


A primeira criança imunizada em Juiz de Fora foi o Heitor José do Nascimento Oliveira, de 11 anos, que tem síndrome de down. Doze crianças foram vacinadas durante o evento simbólico.


O evento contou com as presenças da Prefeita Margarida Salomão e da Secretária de Saúde, Ana Pimentel. A Secretária falou sobre o momento que considerou importante para findar definitivamente a pandemia.


Ana Pimentel destacou que são cerca de 50 mil crianças a serem imunizadas na cidade.


A Prefeita Margarida Salomão lembrou esse um ano de campanha de vacinação, os esforços conjuntos e o caminho para a completa imunização de todos.


Cada criança vacinada nesta quarta-feira, durante o evento simbólico, recebeu um certificado de "Heróis da Pandemia".

Secretária de Saúde, Ana Pimentel, com as crianças - Foto: Assessoria Secretaria de Saúde.

Início oficial da vacinação:


O início da campanha de imunização será nesta quinta-feira, dia 20, quando serão imunizadas todas as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e crianças de 11 anos nascidas entre janeiro e junho. Já na sexta-feira, dia 21, novamente serão as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e crianças de 11 anos nascidas entre julho e dezembro.



Confira o calendário completo:


Quinta-feira (20/01) – Todas as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e crianças de 11 anos nascidas entre janeiro e junho;

Sexta-feira (21/01) – Todas as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e crianças de 11 anos nascidas entre julho e dezembro;

Segunda-feira (24/01) - Crianças de 10 anos

Terça-feira (25/01) - Crianças de 10 anos

Quarta-feira (26/01) - Crianças de 9 anos

Quinta-feira (27/01) - Crianças de 9 anos

Sexta-feira (28/01) - Crianças de 8 anos

Segunda-feira (31/01) - Crianças de 8 anos

Terça-feira (01/02) - Crianças de 7 anos

Quarta-feira (02/02) - Crianças de 7 anos

Quinta-feira (03/02) - Crianças de 6 anos

Sexta-feira (04/02) - Crianças de 6 anos

Segunda-feira (07/02) - Crianças de 5 anos

Terça-feira (08/02) - Crianças de 5 anos


A imunização infantil será realizada no Espaço Cidade, das 8h às 11h, e nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência, nos horários das 8h às 11h e de 13h às 16h, exceto às quintas-feiras, em que o funcionamento é somente até às 14h. As UBSs de referência são as dos bairros Nossa Senhora de Lourdes, Benfica, Milho Branco, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Cecília, Santa Luzia, São Pedro, Progresso e Vila Ideal.


Para as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência, é necessária a apresentação de um comprovante/declaração médica dos últimos 12 meses. Além disso, também é necessário apresentar, no ato da vacinação, o comprovante de residência do pai/mãe ou responsável legal, com endereço no município, um documento de identificação e o cartão SUS. A criança que não possuir, pode apresentar a certidão de nascimento.


O intervalo entre a primeira e segunda aplicação, inicialmente, será de oito semanas. O pré-cadastro está disponível no site da PJF, assim como a ficha para a vacinação das crianças.





6 visualizações0 comentário
bottom of page