Por Rádio Catedral com informações da Arquidiocese de Juiz de Fora

Até sexta-feira (14), a Arquidiocese de Juiz de Fora realiza o Retiro do Clero, um dos momentos mais importantes do ano para os sacerdotes da Igreja local. O encontro, que acontece anualmente, é um período de recolhimento, oração e reflexão.
Além de seu caráter espiritual e formativo, esta edição tem um significado especial: serve também como preparação para a ordenação presbiteral dos diáconos Miron de Oliveira Messias e Leonardo José Melo, no dia 1º de março, às 9h, no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.
O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, destacou a importância do encontro como um momento essencial na vida pastoral do clero. “É quando os padres se reúnem, sob a orientação de um pregador, para ter outra experiência, cada vez mais profunda, com Jesus”, ressaltou.
O retiro ocorre em duas turmas devido ao grande número de padres na Arquidiocese e, nesta edição, é conduzido por Dom Antônio Catelan, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O pregador enfatiza que a reflexão do retiro está centrada no Evangelho de São Lucas, com enfoque na forma como Jesus evangeliza e forma seus evangelizadores. “É muito importante a gente ter consciência muito clara sobre esse tema, uma vez que os padres são configurados, são associados intimamente a Jesus pelo sacramento da ordem. Não se trata, então, apenas de anunciar Jesus, mas de viver essa identificação com Jesus Cristo até o fundo, inclusive no modo de evangelizar”, afirmou Dom Catelan.
Para os futuros sacerdotes, este momento tem um significado ainda mais profundo. O Diácono Miron expressou sua gratidão pela experiência. “É um motivo de grande alegria poder participar das falas e testemunhos dos padres que já estão na missão. Temos muito a aprender com eles, que já estão construindo o Reino há tanto tempo”, pontuou. Ele também destacou que, por estarem vivenciando um retiro integrado ao do clero, ele e o Diácono Leonardo sentem-se ainda mais preparados para a missão que estão prestes a assumir.
A ordenação presbiteral é um marco na caminhada dos diáconos, um momento de entrega definitiva ao ministério sacerdotal. Além disso, a celebração também marcará a abertura do centenário do Seminário Santo Antônio. Toda a comunidade é chamada a participar em oração e presença, acolhendo com alegria os novos sacerdotes que se preparam para servir a Deus e à Igreja. A Santa Missa será no dia 1º de março, às 9h. O Seminário está localizado na Av. Barão do Rio Branco, 4516 – Passos.
Comments