top of page

Prefeitura de Juiz de Fora apresenta programa de revitalização do Centro Histórico

Foto do escritor: Radio CatedralRadio Catedral

Por Rádio Catedral


Divulgação/PJF
Divulgação/PJF

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) oficializou, na última semana, o Programa Centro Histórico, por meio do Decreto nº 17.093. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (SEDUPP), visa requalificar a região central da cidade, trazendo melhorias na ocupação e no uso do espaço urbano, mobilidade, segurança pública, turismo e desenvolvimento econômico.


Entre as ações previstas, está a criação de novos calçadões nas ruas Marechal e Batista de Oliveira, além de incentivos aos lojistas e a valorização do turismo noturno. Outro ponto de destaque é a reforma do Mercado Municipal, cuja reabertura está prevista para abril, com espaços dedicados à gastronomia, cultura e artesanato, fortalecendo o turismo na região.

 

A Secretária de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular, Cidinha Louzada, destaca que o projeto é um passo importante para tornar Juiz de Fora uma cidade mais acessível e voltada para as pessoas.


O subsecretário de Planejamento Urbano, Leonardo de Paula, reforça o caráter humanístico do programa.


A iniciativa é vista com bons olhos pelo setor comercial. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, Aloisio Vasconcelos, ressalta que essa é uma demanda antiga.


A gestão do programa será feita por um fórum composto por diversas secretarias municipais, incluindo as de Mobilidade Urbana, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Sustentável. O projeto também conta com a participação de entidades representativas, como a Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), Associação da Rua Marechal Deodoro e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

 

A delimitação do Centro Histórico abrange áreas significativas da cidade, como as ruas Barão de Cataguases, Espírito Santo, Francisco Bernardino, Getúlio Vargas e Halfeld, além de locais emblemáticos como o Largo do Riachuelo, a Praça Menelick de Carvalho e o entorno da Catedral Metropolitana. Essas regiões representam a evolução histórica de Juiz de Fora, desde os primeiros assentamentos até sua consolidação como polo industrial e cultural, na época da "Manchester Mineira".


Leia mais:

 


 
 
 

Comments


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page