top of page

PJF decreta situação de emergência por causa das chuvas

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • há 1 minuto
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: PJF
Foto: PJF

A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, decretou, no final da tarde de ontem, situação de emergência no município, em razão das fortes chuvas registradas nesta segunda-feira, dia 15. O decreto vale por 90 dias, podendo ser prorrogado conforme a evolução do cenário na cidade.

De acordo com dados da Defesa Civil, o volume de chuva foi considerado extremo. Em apenas uma hora, foram registrados mais de 100 milímetros de precipitação, o que equivale a cerca de um terço de toda a média esperada para o mês de dezembro.


Estudos técnicos apontam que um temporal dessa magnitude acontece, em média, uma vez a cada 143 anos.


Em menos de 24 horas, a Defesa Civil recebeu mais de 150 chamados pelo telefone 199, relacionados a alagamentos, inundações, deslizamentos de encostas e danos estruturais em imóveis. As chuvas atingiram praticamente todas as regiões da cidade, comprometendo a mobilidade urbana, a infraestrutura viária, sistemas de drenagem, redes de esgoto e diversas residências.


Juiz de Fora aparece como o quinto município do país com maior número de registros de desastres naturais, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden, além de estar entre as cidades com maior população vivendo em áreas de risco.


Com a decretação da emergência, todos os órgãos municipais estão autorizados a atuar de forma integrada nas ações de resposta, assistência às famílias atingidas, reabilitação e reconstrução das áreas afetadas, como explica a prefeita Margarida Salomão

Margarida Salomão também destaca que entre as medidas anunciadas, está a isenção do IPTU de 2026 para imóveis comprovadamente atingidos por enchentes ou alagamentos, após avaliação da Defesa Civil. Também foi autorizada, de forma excepcional, que a Cesama faça a cobrança das tarifas de água e esgoto com base na média de consumo dos últimos 12 meses para os imóveis afetados.


Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page