Por Fabíola Castro
Nesta sexta-feira, 16, a Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, anunciou que na próxima semana veículos zero quilômetro serão incorporados à frota atual do transporte público do município, quando mais 16 linhas serão transferidas do Consórcio Manchester para o Via JF já na terça-feira, 20. Também a partir dessa data, novos carros entram na operação do sistema em Juiz de Fora.
Desde o anúncio da mudança no sistema de transporte coletivo da cidade no início deste mês de setembro pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), após a confirmação da caducidade do contrato com o Consórcio Manchester, algumas linhas já vinham sendo operadas pelas novas empresas que fazem parte do Consórcio Via JF e a transferência vem acontecendo gradualmente.
A empresa Auto Nossa Senhora Aparecida (Ansal), que faz parte do Consórcio Via JF juntamente com a Viação São Francisco, foi a responsável por adquirir os novos veículos, conforme divulgado ainda na noite desta quinta-feira, 15. De acordo com a empresa, os primeiros veículos já foram recebidos, e no total, serão 170 ônibus novos.
Os novos veículos, segundo o Executivo, estão passando por vistorias e regulamentação de documentos para entrarem em operação. "Antes de começar a rodar, os carros passam por vistoria pelo DETRAN, colocação de itens de segurança, inspeção e validação da SMU - Secretaria de Mobilidade Urbana", disse em nota a Ansal.
Na manhã desta sexta-feira, 16, a prefeita Margarida Salomão, pelas redes sociais falou sobre a nova frota de ônibus que chega à cidade.
A chefe do Executivo juiz-forano destacou que o objetivo, além de melhorar a qualidade do serviço, é voltar com as linhas desativadas durante a pandemia.
O secretário de Mobilidade Urbana, Tadeu David, ressaltou que o transporte público precisa servir à população.
No processo de transferência gradual das linhas de ônibus operadas pelo Consórcio Manchester, nesta última quinta-feira, 15, mais 6 linhas passaram a ser atendidas pelo Consórcio Via JF: 411 (Vitorino Braga), 415 (Linhares), 428 (Linhares), 444 (Nossa Senhora de Lourdes), 535 (UFJF) e 727 (Araújo). Com estas um total de 19 linhas já foram transferidas.
Na terça-feira, segundo a PJF, as seguintes linhas passam a ser operadas pelo Consórcio Via JF: 305 (Jardim Esperança/Centro); 307 (Retiro/Jardim Esperança/ Floresta); 308 (Retiro); 309 (Terras Altas); 315 (Jardim Esperança) 402 (Grajaú) 423 (Bom Jardim) 425 (Linhares) 427 (Linhares) 430 (São Sebastião – Via Bonsucesso) 432 (São Benedito) 433 (Vila Alpina) 435 (Linhares) 436 (linhares); 443 (Nossa Senhora de Lourdes); e 447 (Nossa Senhora de Lourdes).
Confira também:
Comments