top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Pe. Welington,da Pastoral Carcerária, avalia reunião em BH sobre o sistema prisional de MG

Por Roberta Oliveira e Fabíola Castro

Pe Welington e integrantes da reunião na Corregedoria-Geral em BH Foto: Padre Welington Nascimeno

Neste mês, uma reunião na Corregedoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte (MG), discutiu assuntos relacionados ao sistema prisional do Estado de Minas Gerais.


O Padre Welington Nascimento de Souza, da Arquidiocese de Juiz de Fora, foi um dos participantes. O Assessor Eclesiástico da Pastoral Carcerária no Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Arquidiocese destacou uma das preocupações dos setores que acompanham a situação dos encarcerados.



As mortes registradas nas unidades e a atuação das facções criminosas no interior também foram situações abordadas, segundo Padre Welington.




Padre Welington destacou a ação fiscalizadora da Pastoral Carcerária em Minas Gerais em busca de condições melhores para os encarcerados.


Conforme o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a reunião foi convocada pelo coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal, juiz Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro.


Além da Pastoral Carcerária, participaram do encontro integrantes do Grupo de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (Conedh), do Programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e de organizações da sociedade civil com função consultiva.


No encontro, foi disponibilizada aos presentes uma cópia da Portaria Conjunta Nº 1485/PR/2023, que estabelece o fluxo de recebimento, processamento e monitoramento de notícias de tortura ou maus-tratos oriundas de estabelecimentos de privação de liberdade no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais.

5 visualizações0 comentário
bottom of page