Pe. Anchieta: a vida de Maria é marcada pelas dores, mas também pelas vitórias
- Silvia Carvalho
- 15 de set.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Festa de Nossa Senhora das Dores, intimamente ligada às tradições religiosas brasileiras e também tem outros nomes, como também o de Nossa Senhora da Piedade. O culto a Nossa Senhora das Dores iniciou em 1221 na Alemanha. A celebração da festividade em 15 de setembro começou com a Ordem dos Servos de Maria, em Florença, em 1239.
O Papa Bento 13 que incluiu na Liturgia a celebração da compaixão, piedade e das sete dores de Nossa Senhora, participando ativamente da Redenção de Cristo. Dessa forma, a Virgem Maria, imagem da Igreja, nos apontando para uma Nova Vida, que não significa ausência de sofrimentos, e sim oferecer essas dores a Deus para uma civilização do Amor.
Padre José de Anchieta de Moura Lima, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Lima Duarte, destaca que Maria é marcada pelas dores, mas também pelas vitórias.
Padre Anchieta ressalta que é preciso aprender com Maria, Rainha da Esperança e da Paz.
Para Padre Anchieta, nosso sim precisa ser como o de Maria, um sim conseqüente, com uma espera ativa.
Nesta segunda-feira, duas missas já foram celebradas na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Lima Duarte. Às 15h, acontece Missa e procissão reunindo todas as comunidades
Na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Grama, haverá missa dos enfermos às 15h e missa solene às 19h.
Já na Paróquia Nossa Senhora das Estradas, no bairro Igrejinha, também acontecerá missa solene às 19h, seguida de funcionamento de barraquinhas.
Já na Comunidade Nossa Senhora da Piedade, no bairro Solidariedade, a festa começou cedo, às seis da manhã, com o terço das Sete Dores. Às 15h, acontece adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida de procissão às 18h e missa com coroação de Nossa Senhora às 19h.
Em Bias Fortes, estão previstas missas solenes às 10h e às 16h, seguidas de procissão.
Em Dores do Paraibuna, distrito de Santos Dumont, a igreja ficará aberta à visitação durante a tarde, com Terço da Misericórdia às 15h e missa às 18h.
Em Rochedo de Minas, haverá terço as 18h, seguido de procissão e missa solene.
E em Taruaçu, distrito de São João Nepomuceno, a missa e coroação em honra a Nossa Senhora das Dores acontecem às 19h.









Comentários