top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Paróquia do Monte Castelo celebra a Padroeira e realiza carreata da paz

Por Fabíola Castro

Foto: Facebook da paróquia do Monte Castelo.

Em 27 de junho a Igreja Católica celebra a devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro venerada pelos fiéis por meio de um Ícone. A paróquia do Bairro Monte Castelo em Juiz de Fora, dedicada a esse título da Virgem Maria, se prepara para celebrar a sua Padroeira realizando a Novena em sintonia com o segundo Sínodo Arquidiocesano, como comenta o Pároco, Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFM.


Frei Carlos conta da tradicional 'carreata da paz' que faz parte da programação festiva da Padroeira e retorna depois de não ser realizada no período da pandemia.


Para o dia da Padroeira, 27 de junho, duas celebrações serão realizadas. E a Comunidade prepara ainda uma festa social.


Nossa Senhora e seu Ícone uma devoção cultivada pela comunidade, que tem no exemplo da Padroeira, a Mãe que traz ao seu povo o Menino que é o Perpétuo Socorro.

A Matriz fica na Rua Amambaí, 130 ‐ Bairro Monte Castelo.


Confira a programação completa:

Até dia 26 de junho – Novena 19h – Missa e Novena


Dia 26 de junho – Domingo 10h – Carreata da paz com as imagens de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São João Batista


Dia 27 de junho – Segunda-feira – Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 15h e 19h – Missas na Matriz


De 1º a 3 de julho – Festa Externa na Matriz 19h – Haverá funcionamento de barraquinhas, música e quadrilha


Dia 3 de julho – Domingo 18h – Procissão da padroeira e missa de encerramento


Devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro*

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou a ser propagada a partir de 1870 e espalhou-se por todo o mundo. Trata-se de uma pintura do século XIII, de estilo bizantino. Segundo a tradição, foi trazida de Creta, Grécia, por um negociante. E, desde 1499, foi honrada na Igreja de São Mateus in Merulana.


Em 1812, o velho Santuário foi demolido. O quadro foi colocado, então, num oratório dos padres agostinianos. Em 1866, os redentoristas obtiveram de Pio IX o quadro da imagem milagrosa. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi colocada na Igreja de Santo Afonso, em Roma. De semblante grave e melancólico, Nossa Senhora traz no braço esquerdo o Menino Jesus, ao qual o Arcanjo Gabriel apresenta quatro cravos e uma cruz. Ela é a senhora da morte e a rainha da vida, o socorro seguro e certo dos que a invocam com amor filial.


*Fonte: Canção Nova


40 visualizações0 comentário
bottom of page