• Radio Catedral

Comunidade do Floresta inicia novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Atualizado: 20 de jun.

Por Roberta Oliveira


Começa neste fim de semana a novena preparatória para a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Paróquia do bairro Jardim Esperança ou Vale da Floresta. Além das reflexões, todos os dias os fiéis serão convidados a um gesto concreto de solidariedade.

Neste ano, o tema da festa é “Junho com a Mãe do Perpétuo Socorro, no seguimento de Jesus”. A novena será sempre às 19h. O pároco, Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR, explica como a celebração, que é uma tradição seguida na comunidade, reforça o aspecto missionário do Ícone da Padroeira que é cuidado pelos Redentoristas.


Padre Vanderlei fala sobre as duas celebrações neste fim de semana que iniciam a novena. No sábado, o tema será “A devoção à Maria na Igreja” e no domingo, “Maria, Mãe da Igreja”


O pároco fala sobre os padres convidados para as celebrações entre os dias 20 e 22 de julho, que terão como temas “A Mãe do Perpétuo Socorro”, “ O Perpétuo Socorro” e “O ícone da Mãe do Perpétuo Socorro”.



Em todos os dias, os devotos serão incentivados a um gesto concreto. Em todos os dias, as pessoas podem doar agasalho além de um alimento não perecível. No sábado (18), as pessoas podem levar leite. No domingo (19), óleo. Na segunda (20), biscoito. Na terça (21), feijão e na quarta (22), açúcar.




Confira a programação da festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro






Devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro*

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou a ser propagada a partir de 1870 e espalhou-se por todo o mundo. Trata-se de uma pintura do século XIII, de estilo bizantino. Segundo a tradição, foi trazida de Creta, Grécia, por um negociante. E, desde 1499, foi honrada na Igreja de São Mateus in Merulana.


Em 1812, o velho Santuário foi demolido. O quadro foi colocado, então, num oratório dos padres agostinianos. Em 1866, os redentoristas obtiveram de Pio IX o quadro da imagem milagrosa. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi colocada na Igreja de Santo Afonso, em Roma. De semblante grave e melancólico, Nossa Senhora traz no braço esquerdo o Menino Jesus, ao qual o Arcanjo Gabriel apresenta quatro cravos e uma cruz. Ela é a senhora da morte e a rainha da vida, o socorro seguro e certo dos que a invocam com amor filial. * Fonte: Canção Nova

0 comentário