top of page

Papa Francisco é 'alento, exemplo e legado' para franciscanos

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 22 de abr.
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral


Em 2020, Papa Francisco rezou diante do túmulo de São Francisco onde fica a lâmpada votiva Foto: Arquivo/Vatican News
Em 2020, Papa Francisco rezou diante do túmulo de São Francisco onde fica a lâmpada votiva Foto: Arquivo/Vatican News

Um alento, uma inspiração, uma oportunidade de resgatar as raízes e também uma provocação: para os franciscanos, o papado de Papa Francisco convoca todos a serem uma igreja em saída, voltada para o cuidado com a casa comum e pautada na misericórdia.


Frei Gustavo Wayand Medella, Frade Franciscano e Vigário Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, fala sobre o impacto da notícia do falecimento do Papa Francisco.


Frei Gustavo Medella analisa o impacto do primeiro papa Jesuíta, que escolheu se chamar Francisco, para toda a família franciscana.



Frei Edson Damasceno Bento, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, lembra os diversos pioneirismos de Papa Francisco, o cuidado que ele tinha com os marginalizados e a prática constante da misericórdia.



Nota da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

Em plena oitava da Páscoa, depois de saudar seu povo pela Ressurreição do Senhor, o Papa Francisco parte do modo como viveu e conduziu o seu Pontificado: simples, silencioso, discreto, profético. O homem do olhar terno, do amor aos pobres e às periferias, da Igreja em Saída, do cuidado com a Casa Comum, da acolhida s da misericórdia. Homem de Deus! Para nós, frades menores, foi, e continuará sendo uma voz de alento, de esperança e também de provocação. Ao mesmo tempo que admiramos sua proferia e liberdade no testemunho do Reino, ficamos constrangidos por não responder com a mesma ousadia com que ele nos propõe a radicalidade do Evangelho. De nossa parte, em nome da Província Franciscana da Imaculada Conceição, dois sentimentos: orfandade e gratidão, imensa gratidão: ao Espírito Santo de Deus, por ter suscitado no seio da Igreja tão necessário pastor; à Virgem Maria, presente em todos os gestos e palavras de seu pontificado. A Francisco, o Santo, por ter inspirado as entranhas do papado deste jesuíta argentino escolhido por Deus para pastorear a Igreja, e a Francisco, o Papa, pelas inúmeras lições que deixou, com as quais precisamos ainda muito aprender. Muito, muito obrigado, Papa Francisco. Descanse em Paz!

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page