top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Oscilações climáticas do outono podem aumentar casos de doenças respiratórias

Vacinação e medidas não farmacológicas simples do dia a dia podem ajudar a prevenir casos graves de doenças respiratórias.


Por Fabíola Castro

*Foto: Pixabay.

Com a chegada do outono e proximidade do inverno as temperaturas começam a oscilar e a baixa umidade relativa do ar se intensifica. As alterações climáticas do outono predispõem a diversas doenças respiratórias como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia. Os principais vilões são os vírus respiratórios que causam o resfriado e a gripe, sendo transmissíveis por gotículas respiratórias.


O Infectologista, Doutor Marcos Moura, em entrevista para o quadro "Bendita Saúde" desta quinta-feira, 13, falou sobre esses problemas e como podemos preveni-los. Confira:


Com a chegada do outono e proximidade do inverno, muitas pessoas sofrem com as oscilações climáticas, principalmente no que diz respeito às doenças respiratórias. Quais as mais comuns nessa época?


Quais públicos/faixas etárias mais afetadas e que precisam de mais atenção?


Para os públicos prioritários já está disponível a vacina da gripe na rede pública? Qual a importância dessa imunização? Ela deve ser anual?


Qual a vacina oferecida contra a gripe atualmente?


Além da vacina da gripe é importante manter o cartão atualizado para prevenção também de outras doenças?


Diante de tantas fake news que circulam entre as pessoas, é importante destacar que as vacinas oferecidas são seguras, seja a da gripe, da covid e outras?


Além da vacinação, quais dicas básicas podem ajudar as pessoas a se manterem protegidas de vírus e bactérias que afetam a respiração e causam doenças respiratórias, principalmente no outono/inverno?


Obrigada, Doutor Marcos pela entrevista!


O Infectologista destacou hábitos simples do dia a dia que podem ajudar a evitar a transmissão de doenças respiratórias e, alguns nós intensificamos muito durante a pandemia, como manter os ambientes bem arejados, pois, as bactérias e vírus se disseminam em ambientes fechados; lavar as mãos com frequência; ter sempre o álcool 70% para quando sair de casa para poder higienizar as mãos quando não for possível lavá-las; manter o organismo hidratado, beber bastante água; e aquelas dicas de sempre para nossa saúde como um todo: manter hábitos saudáveis como tempo de sono adequado, alimentação saudável, exercícios físicos; e claro, manter as vacinas em dia.


Siga o Doutor Marcos Moura no Instagram: @drmarcos.moura

4 visualizações0 comentário
bottom of page