Operação Xangai: oito são condenados em Matias Barbosa por tráfico de drogas; penas somam 180 anos
- Silvia Carvalho
- 4 de set.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Justiça de Matias Barbosa condenou oito pessoas envolvidas com o tráfico de drogas na cidade. As penas, somadas, chegam a quase 180 anos de prisão. Os réus foram denunciados pelo Ministério Público de Minas Gerais, após a primeira fase da Operação Xangai, realizada pelo Gaeco no fim de 2024.
Sete deles foram condenados por tráfico de drogas e associação para o tráfico, com penas que variam entre 23 e 27 anos de reclusão. Um outro acusado recebeu pena de quatro anos de prisão.
Todos deverão cumprir as condenações em regime fechado e também pagar multa. A Vara Única da Comarca de Matias Barbosa manteve a prisão preventiva dos réus e negou o direito de recorrer em liberdade.
A Operação Xangai foi deflagrada no dia 12 de dezembro pelo Ministério Público de Minas Gerais e pela Polícia Militar, com apoio da Polícia Civil, da Polícia Penal e da Polícia Rodoviária Federal. Na ocasião, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva, 11 de busca e apreensão e 12 de sequestro de veículos.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso atuava em locais públicos, com pontos de tráfico funcionando em plena luz do dia, até mesmo na presença de crianças e adolescentes.
O nome da operação faz referência ao antigo trem “Xangai”, que ligava Juiz de Fora a Matias Barbosa, simbolizando a ligação entre traficantes dos dois municípios.









Comentários