top of page

Operação da Polícia Civil em JF termina com 11 presos por ligação com dois homicídios e o Comando Vermelho

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • há 26 minutos
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral


Fotos: Divulgação/PCMG
Fotos: Divulgação/PCMG

A Polícia Civil concluiu as investigações de dois homicídios registrados este ano em Juiz de Fora e prendeu, na manhã desta quarta-feira, dia 10, onze suspeitos ligados ao Comando Vermelho. A operação denominada Chamado Final, também apura a tentativa de expansão territorial da facção na cidade, faz parte de uma ação mais ampla de combate ao crime organizado na região.


Ao todo, foram expedidos 15 mandados de prisão e de busca. Cerca de 80 policiais civis participaram da operação, incluindo equipes vindas de outras regiões do estado. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos maconha, haxixe e equipamentos eletrônicos que podem ajudar a esclarecer mais detalhes das ações criminosas.


O primeiro caso de homicídio aconteceu em janeiro, quando dois irmãos ligados ao Primeiro Comando da Capital, o PCC, foram emboscados dentro de um carro de aplicativo na Estrada Domingos Hungaro, no bairro Salvaterra. Eles viajavam para Ubá quando o motorista parou próximo a uma churrascaria. Nesse momento, dois criminosos se aproximaram e atiraram diversas vezes contra as vítimas. Um dos irmãos, de 32 anos, morreu no local. O outro conseguiu sobreviver e relatou à polícia que a dupla havia deixado Juiz de Fora justamente por problemas envolvendo facções rivais. Para esse crime, a Justiça expediu quatro mandados.


O segundo homicídio investigado ocorreu em 20 de julho. A vítima foi um homem que morreu após ser espancado a mando de chefes do Comando Vermelho. Segundo aponta a Polícia Civil, ele teria se envolvido em uma briga em um bar na Avenida Brasil. Como punição, os líderes da facção determinaram, por telefone, o chamado “tribunal do crime” — uma sessão de agressões que, no caso dele, deveria durar três minutos. O homem não resistiu e morreu no Hospital de Pronto Socorro. Para esse caso, foram expedidos 11 mandados.


Além de elucidar os homicídios, a operação mirou crimes relacionados ao tráfico de drogas, à lavagem de dinheiro e ao avanço territorial do Comando Vermelho em Juiz de Fora. Segundo o delegado regional da Polícia Civil, Bruno Wink, alguns dos detidos ocupavam estariam diretamente envolvidos na articulação da facção na cidade.

Durante a coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, a Polícia Civil apresentou um balanço das ações realizadas em 2025. Em todo o estado, foram 1.019 pessoas presas e 567 mandados de busca e apreensão cumpridos. Ao todo, 304 grandes operações resultaram na apreensão de 83 armas. Em Juiz de Fora, os números também chamam atenção: foram 114 operações realizadas, a maioria voltada para o combate ao tráfico de drogas. Duzentas e oitenta e sete pessoas foram presas e cumpridos 171 mandados de busca.

Bruno Wink reforçou que o trabalho de cerco às facções é contínuo.


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page