Operação Cyprium: operação da Polícia Civil desmantela desmanche ilegal em Juiz de Fora
- Radio Catedral
- há 39 minutos
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Polícia Civil de Minas Gerais desvendou, nesta terça-feira, um esquema de desmanche ilegal de veículos associado à lavagem de dinheiro em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A ação faz parte da Operação Cyprium.
As investigações levaram os policiais até um ferro-velho no bairro Borboleta e um galpão no bairro Marilândia, ambos ligados ao principal investigado. Nos locais, que foram interditados, a polícia apreendeu centenas de peças automotivas de origem ilícita, além de veículos e carcaças que comprovam a prática criminosa.
De acordo com a Polícia Civil, parte dos automóveis em processo de desmanche vinha de leilões, enquanto outros apresentavam dívidas de financiamento, impedimentos judiciais ou débitos de impostos. A atividade é considerada ilegal e configura crimes previstos no Código Penal.
Três funcionários que estavam nos estabelecimentos foram levados para a delegacia, prestaram depoimento e foram liberados. Já o local foi interditado.
Segundo o delegado Márcio Rocha, as apurações começaram após a prisão de um homem de 29 anos no início deste mês, flagrado com uma tonelada e meia de cobre furtado.
Segundo a Polícia Civil, ele ostentava viagens e carros de luxo nas redes sociais e movimentou mais de três milhões de reais em apenas dois meses, parte desse valor destinada à compra de veículos de leilão para o desmanche clandestino.
Segundo Márcio Rocha, nos estabelecimentos nos bairros Borboleta e Marilândia foram encontrados centenas de materiais de desmanche.
O delegado também destacou que o homem preso é, sem dúvida, o maior receptador de fios de cobre de Juiz de Fora.
Ainda conforme Márcio Rocha, a organização criminosa atuava em toda a Zona da Mata.