Juiz de Fora será sede do JIMI Paradesporto em 2023. Provas serão disputadas no complexo esportivo da UFJF em outubro deste ano.
Por Roberta Oliveira
Orgulho diante do trabalho oferecido e com o melhor ainda por vir. É assim que o diretor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) professor Jeferson Viana, descreve o sentimento diante de ser o anfitrião mais uma vez dos Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi) Paradesporto.
O Governo de Minas anunciou Juiz de Fora como sede do Jogos do Interior de Minas (Jimi) Paradesporto, entre os dias 6 e 8 de outubro de 2023. É o segundo ano consecutivo que a cidade sedia o evento.
Neste ano, há expectativa de aumento dos participantes, afinal são esperados representantes de 23 cidades. No ano passado, foram 240 atletas de delegações de 21 municípios e um total de 512 pessoas envolvidas.
Assim como em 2022, o cenário da disputa das provas de natação e atletismo será o complexo esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Por isso, a Rádio Catedral conversou com o professor Jeferson Viana, diretor da faculdade, sobre o impacto da competição para a instituição.
O melhor está por vir, diz prof. Jeferson
O professor Jeferson Viana, diretor da Faefid apontou inicialmente dois fatores para a proposta de Juiz de Fora se destacar por dois anos seguidos.
Com todas as provas na Faefid, o professor Jeferson Viana destacou as delegações aprovaram a logística durante a realização do JIMI Paradesporto 2022.
Para o diretor da Faefid, Jeferson Viana, as parcerias entre a faculdade e a Secretaria de Esportes e Lazer e também da instituição com o Comitê Paralímpico são outros diferenciais. Ele garante que a instituição se orgulha de sempre estar disponível para eventos do paradesporto.
Assim como na edição anterior, a deste ano será custeada pela Sedese-MG, com expectativa de investimento em torno de R$ 580 mil. Os valores são utilizados para o custeio da estrutura do evento, da hospedagem e alimentação de todos os envolvidos na competição dos municípios inscritos, com exceção da cidade-sede.
Além da disputa dos Jogos, será realizado gratuitamente durante o evento um Programa de Capacitação Paradesportiva de Introdução ao Atletismo e Natação para pessoas com deficiência, serviço chancelado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
O objetivo é incentivar a prática de atividades físicas, esportes e lazer, com foco na participação de pessoas com deficiência, e ainda desenvolver as modalidades paradesportivas no estado.
Comments