Por Roberta Oliveira
Uma ópera sobre os bastidores de uma ópera é o espetáculo que encerra o 34º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora. A apresentação será no sábado, 26, às 19h, no Cine-Theatro Central.
Die Opernprobe, "O Ensaio de Ópera" é um singspiel, gênero alemão de ópera leve e divertida, no qual se alternam trechos cantados e falados. A tradução da obra do compositor alemão Albert Lortzing foi realizada por professores da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) parceira do projeto Ópera na UFRJ.
Esta é a segunda ópera na programação do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em 2023. Juiz de Fora foi a segunda cidade a receber A Noite de São João, em 30 de julho, com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Coro Madrigale.
Marcus Medeiros, diretor artístico do Festival e diretor do Centro Cultural Pró-Música fala sobre o espetáculo que encerra a edição 2023 do evento.
Marcus Medeiros reforça que a entrada é gratuita e orienta sobre a retirada dos ingressos.
Sobre o Ensaio de Ópera
O Ensaio de Ópera aposta na metalinguagem para desenvolver uma comédia sobre o próprio universo operístico. A história se passa no salão de um nobre, que, apaixonado pelo gênero, resolve colocar seus empregados para encenar um espetáculo de ópera.
Com humor, a produção traz uma oportuna reflexão sobre o tema, em um contexto de re-avivamento do gênero operístico no Brasil.
Essa é a segunda produção do Projeto Ópera na UFRJ a ser apresentada no tradicional festival juiz-forano. Em 2022, o evento recebeu O Engenheiro, de Tim Rescala.
O projeto completará 30 anos em 2024, é um dos mais longevos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A UFJF e o Centro Cultural Pró-Música se uniram, portanto, ao vasto grupo de parceiros do Ópera na UFRJ.
34º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga
Die Opernprobe (O Ensaio de Ópera) – Orquestra Sinfônica da UFRJ e elenco
Dia 26 de agosto, às 19h, no Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa, S/N – Centro, Juiz de Fora, MG).
Entrada franca
Os convites serão distribuídos na bilheteria do Cine-Theatro Central, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e no sábado, dia 26, das 9h às 12h.
Orquestra Sinfônica da UFRJ
Música e libreto: Albert Lortzing (1801-1851)
Versão em português: Helen Heinzle Sathler
Regentes: Glauco Fernandes / André Cardoso
Direção cênica: José Henrique Moreira
Assistente de Direção e movimento: Marcellus Ferreira
Preparação musical: Inácio de Nonno
Pianista preparadora: Caroline Barcellos
Elenco:
HÄNCHENN: Carolina Morel / Jacqueline Rezende
ADOLPH: Gustavo Ballesteros / Marcus Gerhard
JOHAN: Paulo Maria / Cristóbal Rioseco
LOUISE: Duda Espírito Santo / Renata Vianna
CONDESSA: Julia Riera / Giovanna Toscano
VELHO BARÃO: Renato Lima/ Daniel Zanatta
MARTIN: Carlos Côrtes / Daniel Zanatta
CHRISTOPHER: Moisés Hills / Paulo Maria
CONDE: Renato Lima / Carlos Côrtes
Commentaires