top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

"A noite de São João", 1ª ópera brasileira, será apresentada no Cine-Theatro Central no domingo (30)

Evento faz parte da programação do 34º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga


Por Roberta Oliveira

Apresentação da ópera "A Noite de São João" Foto: Divulgação

Neste domingo, 30, a primeira ópera brasileira será a estrela do 34º Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Mais de 100 pessoas estão envolvidas na montagem de A Noite de São João, de Elias Álvares Lobo, com libreto de José de Alencar, às 19h, no Cine-Theatro Central.


A apresentação de A Noite de São João é uma realização do Festival, em co-produção com o Conservatório de Tatuí. A entrada franca e os convites serão distribuídos no Cine-Theatro Central nesta sexta, 28 das 9h às 12h e das 14h às 17h e no sábado, das 9h às 12h. No domingo, a distribuição será no Centro Cultural Pró-Música, das 13h às 17h.


Ópera do século 19 que dialoga com a atualidade

Todos os integrantes da Orquestra Sinfônica, maquiadores, iluminadores, figurinistas, atores, Coro Madrigale, produtores, arquivistas, o público vai conferir o resultado do trabalho de cerca de 107 pessoas.


Uma das diretoras artísticas do Festival e diretora cênica e artística da ópera, Rosana Orsini explica a montagem de A Noite de São João, durante o Festival deste ano, traz uma série de características especiais.



ResAlém disso, nos meados do século 19, a ópera A Noite de São João esteve envolvida com causa social, refletindo temas da época que ainda permanecem atuais.

Resgate da cultura brasileira


Rosana Orsini destacou o trabalho acadêmico realizado pelo Conservatório de Tatuí para recuperar esta obra do Elias Álvares Lobo

Além disso, nas pesquisas para esta montagem, Rosana Orsini fez uma descoberta sobre outro talento mineiro: o estilista Alceu Pena, que inspira os figurinos da apresentação em Juiz de Fora.

"A beleza é universal"

Rosana Orsini lembra que o Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, além de ser uma referência mundial na formação de músicos eruditos, abre as portas para o grande público assistir aos espetáculos gratuitos.

Informações sobre a ópera "A Noite de São João"



10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page