Nutricionista destaca como mudanças na alimentação ajudam a abandonar o cigarro
- Radio Catedral

- 29 de ago.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Nesta sexta- feira (29), é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o cigarro é responsável por mais de 8 milhões de mortes anuais no mundo. E mudanças na alimentação podem contribuir para pessoa que quer abandonar esse vício.
E 1, 3 milhão morrem em decorrência do fumo passivo. Elas correm riscos de sofrer doenças cardíacas, derrames, doenças respiratórias, diabetes tipo 2 e câncer (OMS, 2021). Por isso, deixar o cigarro de lado representa melhora na qualidade de vida. Modificações na alimentação contribuem no processo.
A hidratação pode ser uma aliada, como explica a professora do curso de nutrição da Estácio, Fernanda Albuquerque
Fernanda Albuquerque fala sobre quais alimentos ou substâncias que devem ser evitados durante o processo de cessação do tabagismo.
No entanto, há alimentos que ajudam a reduzir a fissura pela nicotina durante o período de abstinência, sendo aliados de quem está tentando abandonar o vício em cigarros. A professora do curso de nutrição da Estácio, Fernanda Albuquerque enumera as melhores opções.
Segundo a professora do curso de Nutrição da Estácio, Fernanda Albuquerque, uma dieta equilibrada, combinada com hidratação adequada, pode amenizar os efeitos da abstinência, ajudar na desintoxicação do organismo e, ainda, evitar o ganho de peso associado à cessação do tabagismo.
Aliados naturais: o que comer para vencer a fissura
A nutricionista destaca que o segredo está em uma alimentação variada e equilibrada. Alguns alimentos, inclusive, possuem efeito positivo comprovado na redução da fissura, ou “craving”, pelo cigarro.
Sugestões práticas:
Mix de frutas secas e oleaginosas
Frutas como tâmara, damasco, uva passa, manga e banana são práticas, fáceis de armazenar e podem ser levadas para qualquer lugar. “Elas suprem a necessidade de ter algo à mão, o que ajuda a substituir o hábito de levar o cigarro à boca”, explica Fernanda.
? Chocolate 70% cacau
Estudos indicam que o consumo moderado de chocolate amargo — cerca de 40 gramas por dia, fracionado — estimula a sensação de prazer e atua no sistema endocanabinoide, responsável por regular apetite, humor, memória e sono. “Esse efeito pode aliviar o estresse e a ansiedade típicos do processo de cessação”, completa a nutricionista.
Legumes e frutas em palitinhos
Além de saudáveis, são uma excelente opção para manter o hábito oral sem prejudicar a saúde. “Orientamos que o paciente sempre tenha esses alimentos à mão para substituir o cigarro”, sugere.
Mais saúde, menos ansiedade: o papel da nutrição no abandono do cigarro
A nutricionista destaca que a alimentação saudável não apenas auxilia no processo de parar de fumar, mas também contribui para reparar danos causados pelo tabaco ao longo dos anos. “Uma dieta equilibrada fortalece o sistema imunológico, melhora a saúde cardiovascular e ajuda na manutenção do peso, um dos medos comuns entre quem quer abandonar o cigarro”, explica Fernanda Albuquerque.









Comentários