Novembro Azul destaca cuidados com a saúde do homem
- Silvia Carvalho
- há 8 minutos
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

Durante este mês, ganha destaque o movimento conhecido como Novembro Azul. A campanha chama a atenção para os cuidados com a saúde do homem e, principalmente, para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Segundo o World Cancer Research Fund, em 2022 foram registrados cerca de 1 milhão e meio de novos casos da doença, o que a coloca entre os tipos de câncer mais comuns entre os homens em escala global.
No Brasil, os números também preocupam. O Instituto Nacional de Câncer estima que, entre 2023 e 2025, surjam mais de 71 mil novos casos por ano. O câncer de próstata é o mais incidente na população masculina, excluindo os tumores de pele não melanoma, e o segundo que mais mata homens no país.
A idade é um dos principais fatores de risco: três em cada quatro diagnósticos ocorrem em homens com 65 anos ou mais. Também pesam na estatística a história familiar, a etnia — já que homens negros e aqueles com ascendência africana têm maior probabilidade de desenvolver o câncer — e fatores ligados ao estilo de vida, como sedentarismo, obesidade e alimentação rica em gorduras.
O chefe do Serviço de Urologia do Hospital Universitário da UFJF, Humberto Lopes, destaca a importância da campanha para a prevenção da doença.
Segundo Humberto Lopes, os exames preventivos devem ser feitos a partir dos 45 anos.
O médico explica que o câncer de próstata é uma doença silenciosa.
Humberto Soares destaca ainda que o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e a cura.
Humberto Soares ainda fala sobre o tabu com relação ao exame de próstata.





