top of page
Foto do escritorRadio Catedral

Nossa Senhora do Rosário é celebrada na Arquidiocese de Juiz de Fora

Por Rádio Catedral


Nesta segunda-feira (7), é a festa de Nossa Senhora do Rosário na Igreja Católica. Várias comunidades da Arquidiocese de Juiz de Fora estão mobilizadas na celebração desta devoção mariana.


Em Juiz de Fora, a segunda celebração do dia na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário começa ao 12h na Matriz na Rua Santos Dumont, 215, no Bairro Granbery. Às 19h será a procissão, seguida de Missa Solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. A festa social segue até o dia 13, com barraquinhas, show de prêmios e música ao vivo.


Oração à Maria nos aproxima de Jesus, lembra Padre Anchieta


A origem do Rosário é muito antiga. Conta-se que os monges anacoretas (eremitas dos primeiros séculos do cristianismo) usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Dessa forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam as práticas de piedade com a recitação de Pai-Nosso. Para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda sugeriu a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.


Padre José de Anchieta Moura Lima, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores, fala sobre as origens desta devoção relacionada à Nossa Senhora.




O Santo Rosário se transformou com o decorrer dos anos. Em 1214, a Santa Igreja o estabeleceu na forma e método usado até hoje. Antes, as Ave-Marias não eram como agora, nem mesmo os mistérios contemplados, entre outros itens. A origem se deu com a revelação divina de Nossa Senhora do Rosário a São Domingos de Gusmão, fundador dos dominicanos, uma ligação que permanece até hoje, como destaca Padre Anchieta.




Pela oração e intercessão de Nossa Senhora, o exército cristão venceu a batalha em Lepanto, na Grécia, junto ao porto de Corinto, em 7 de outubro de 1571, preservando o cristianismo e a cultura ocidental. Padre Anchieta lembrou que esta vitória levou à instituição da celebração solene no século 16.



Padre Anchieta destaca a importância dos católicos terem um momento especial voltado para Jesus e para Nossa Senhora, independente da idade.




Além disso, Padre Anchieta reforça que o exemplo de Maria inspira os católicos também a se colocarem em missão





Celebrações na Arquidiocese de Juiz de Fora


Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Granbery, em Juiz de Fora, às 19h, acontece Procissão e Missa Solene, presidida pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, como explica o Pároco, Pe. Ronny Moreira de Oliveira.




Em Bocaina de Minas (MG), a Paróquia Nossa Senhora do Rosário sedia às 11h celebração eucarística e coroação, seguida de almoço festivo e apresentação musical. Às 18h será a Missa Solene e coroação, com procissão luminosa e queima de fogos.


Em Rosário de Minas, a padroeira será homenageada com missa e procissão às 19h30. A festividade continua no dia 19, com Show de Prêmios e barraquinhas no Salão Paroquial, missa e leilão de prendas. No dia 20, termina com missa com procissão e coroação, leilão de bezerros, prendas e assados, e barraquinhas no Salão Paroquial


Em Belmiro Braga, a Igreja Nossa Senhora do Rosário celebra a padroeira a partir das 18h com Terço, seguido de procissão. Às 19h, começa Missa e coroação. E a festa termina com confraternização. Em Bias Fortes, a capela em Colônia do Paiol na área rural terá missa às 18h.


Em Matias Barbosa, a capela na Praça do Rosário terá missa festiva às 19h. No mesmo horário, começa em Rio Preto, a missa campal em frente à Igreja do Rosário


Em São João Nepomuceno, os fiéis se reúnem para terço às 18h30 e missa às 19h na

Capela na Travessa Prefeito Agenor Henriques, s/nº, Centro. Depois da celebração, haverá coroação e barraquinhas todos os dias após a Missa.


Em Santa Rita de Jacutinga, os devotos do Bairro Rosário terão procissão e missa às 18h30 no dia 26 de outubro.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page