Monumento comemorativo do Centenário Diocesano de Juiz de Fora será inaugurado nesta segunda (14)
- Radio Catedral
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Nesta segunda-feira (14) é aniversário de 63 anos de elevação da Diocese de Juiz de Fora à Arquidiocese. E a celebração será às 17h, com a inauguração do Monumento Comemorativo do Centenário da Diocese. Ele é um sinal visível da caminhada de fé da Arquidiocese de Juiz de Fora.
A cerimônia será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, no local onde a obra foi instalada: Avenida Deusdedith Salgado, 2.200, entre o Hotel Ibis e o Colégio Sarah Dawsey, nas proximidades da entrada do município. Dom Gil ressalta o significado deste momento para nossa Igreja Particular.
O monumento tem mais de dois metros de altura e foi idealizado a partir de três elementos simbólicos que traduzem a identidade e a missão da Diocese de Juiz de Fora:
Um bloco de mármore, representando a instituição da Igreja Particular;
Um bloco de concreto, que simboliza a força e a presença viva do povo de Deus;
E uma medalha de pedra-sabão, responsável por unir os dois elementos, representando a própria Diocese.
A medalha traz gravada a imagem do Cordeiro, símbolo do Cristo Pascal, e o lema do Centenário: “Fazei de nós um só corpo e um só espírito” (cf. Ef 4,4), expressão da comunhão e unidade que marcam a história centenária da Igreja em Juiz de Fora.
Em fevereiro de 2024, no início das obras, foi depositada sob a pedra fundamental uma “cápsula do tempo”, contendo documentos, objetos e materiais que registram a história recente da Igreja Particular e sua atuação na atualidade.
O monumento é um sinal permanente da fé, da presença e da missão evangelizadora da Igreja Particular de Juiz de Fora, que ao longo de um século formou gerações na fé e no compromisso com o Reino de Deus.
Comments