Especialista em saúde da mulher fala sobre a menopausa e climatério.
Por Fabíola Castro
Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, entre os diversos fatores de risco de câncer de mama, alguns estão ligados à menopausa, como a obesidade e o sobrepeso após o início deste período.
O termo menopausa é, muitas vezes, utilizado indevidamente para designar o climatério, que é a fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo na vida da mulher.
A menopausa compreende a chegada de uma nova fase da vida da mulher e que pode trazer alguns impactos, às vezes negativos, dependendo dos sintomas causados. O estado emocional da mulher pode ser prejudicado interferindo tanto no relacionamento familiar quanto na integração social. Para alguns estudiosos da área de saúde, a queda do hormônio estrogênio nesse período pode ainda aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Por isso, é importante se atentar para os hábitos saudáveis de vida que podem amenizar ou prevenir esses sintomas negativos.
A professora do curso de Enfermagem da Estácio, Carla Cardi, especialista em saúde da mulher, em entrevista para o quadro "Bendita Saúde"falou sobre a menopausa e climatério.
Confira:
O que é a menopausa?
Qual a diferença de menopausa e climatério? A menopausa ocorre a partir de alguma idade específica? Ou depende da mulher?
Tem como se preparar para a menopausa?
Quais as queixas mais comuns nesse período? A menopausa pode vir associada a algumas doenças?
O que pode ser feito para amenizar os sintomas negativos da menopausa?
Quais são os exames periódicos indicados para essa fase da vida? O que é a reposição hormonal? Quando ela é indicada?
Quais as considerações finais sobre esse assunto você deixa?
É unanimidade quando falamos de saúde e nosso quadro comprova isso com especialistas das mais diversas áreas da saúde: alimentação equilibrada e saudável, rotina de exercícios físicos e bons hábitos de vida são primordiais.
Comments