top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Matias Barbosa promove Festa da Inconfidência durante o feriado de 21 de abril

Por Fabíola Castro


A Prefeitura de Matias Barbosa promove a Festa da Inconfidência celebrando o Dia de Tiradentes no feriado de 21 de abril. A festividade já começa nesta quinta-feira, 20 e vai contar com diversas atividades musicais, gastronômicas e visitas pela história da cidade.


O assessor de comunicação da Prefeitura de Matias Barbosa, Vinicius Vieira, conta sobre a programação da Festa da Inconfidência.


A festa começa nesta quinta 20, na Praça Peter Birkeland, às 20h, com apresentação musical da Big Band Jazz JF do Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano.


Já no feriado de Tiradentes, na sexta-feira, 21, as atividades serão abertas às 8h, com amanhã da melhor idade e uma visita guiada à Igreja do Rosário. Haverá ainda Cavalgada da Inconfidência, bênção dos cavaleiros, Festa Gastronômica e Cultural e shows que seguem até a noite. Confira os detalhes da programação na imagem abaixo.


Matias Barbosa e os inconfidentes*


A festa faz parte da programação de eventos em comemoração aos 100 anos de emancipação política do município de Matias Barbosa que tem sua história intimamente ligada a Inconfidência Mineira, onde as ideias dos Inconfidentes proliferam, por ter sido nela instalado o Registro da Estrada Real.


Antes de se tornar município, no trecho de Matias de Barbosa, se colhiam pesados impostos e Tiradentes chegou a compor a patrulha. O então Registro foi palco de um relevante momento da história da Inconfidência quando os revoltosos, já presos, passaram uma noite na Fazenda do Coronel Manoel do Valle Amado (onde hoje está erguida a Escola Municipal Lucy de Castro). O fato histórico foi eternizado na obra de Antônio Parreiras, “Jornada dos Mártires”. Na tela está a imagem dos revoltosos a caminho do Rio de Janeiro onde seriam julgados. Atualmente o quadro está em exibição na exposição “Fios de memória: a formação das coleções do Museu Mariano Procópio”, em Juiz de Fora.



Confira também:




*Fonte: Prefeitura de Matias Barbosa


74 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page