top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Margarida Salomão reafirma meta de realizar obras de macrodrenagem em Juiz de Fora

De acordo com a prefeita, apenas estas intervenções vão solucionar problemas recorrentes causados pelas chuvas em regiões de Juiz de Fora.


Por Rádio Catedral

*Foto: PJF.

Após uma semana onde as chuvas causaram danos materiais em Juiz de Fora e em municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes, a Prefeita Margarida Salomão reforçou a meta de fazer obras de macrodrenagem em pontos críticos na cidade.


Nesta última quinta-feira, 12, a Defesa Civil registrou 10 ocorrências em relação às chuvas. De acordo com os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o nível do Rio Paraibuna em Santa Terezinha estava em 3,03 cm, na medição realizada nesta sexta, 13, às 8h26.


A Câmara Municipal está realizando campanha de arrecadação de donativos para as famílias afetadas pela chuva. Confira abaixo como participar. O Legislativo informou ainda que já recebeu a Mensagem em que o Executivo solicita autorização para contratar uma operação de crédito no valor de R$ 420 milhões para obras que visam solucionar problemas históricos ocasionados pela chuva o município.



"A população de JF merece viver em um ambiente em que os grandes problemas recebam grandes soluções"



Em vídeo publicado nesta quinta-feira, 12, nas redes sociais, a prefeita Margarida Salomão destacou que Juiz de Fora e a região estão vivendo as consequências do desastre climático.


Ela destacou que alguns dos pontos sensíveis de Juiz de Fora já sofreram consequências por causa das chuvas.


A prefeita falou que os projetos para macrodrenagem estão prontos para solucionar problemas recorrentes em bairros na cidade.


Mensagem já recebida pela Câmara


A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) informou que recebeu na última terça-feira, 10, a Mensagem 4.544, em que o Executivo solicita autorização para contratar uma operação de crédito com o Banco Latino-americano de Desenvolvimento no valor de R$ 420 milhões. O recurso seria utilizado principalmente para mitigar problemas ocasionados pela chuva, no chamado Programa de Controle de Inundações com Requalificação Urbana e Soluções Baseadas na Natureza.


Na justificativa da proposta, reforça-se que, nos últimos anos, a cidade desenvolveu uma política associada à responsabilidade social e ao desenvolvimento urbano sustentável. “Oportunamente possui condições favoráveis à captação de recursos internacionais a um custo reduzido, além de alongamento do prazo de amortização, acarretando menor comprometimento”.


A Mensagem segue agora os trâmites legais e passa pela análise das Comissões Permanentes para, em seguida, ser discutida e deliberada em Plenário.


Acesse a íntegra da Mensagem 4.544 aqui.


Campanha de arrecadação de donativos



A Câmara Municipal de Juiz de Fora iniciou uma campanha de arrecadação de donativos para as famílias afetadas pelas chuvas.


As doações de alimentos não-perecíveis, água, material de higiene pessoal, material de limpeza e colchões, telhas e lona podem ser entregues no Palácio Barbosa Lima, na Rua Halfeld, 955, das 8h às 18h.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page