top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Junho laranja: mês de combate à anemia e leucemia

Por Fabíola Castro


O "Junho Laranja" é uma campanha que tem o objetivo de divulgar informação e falar sobre condições que podem afetar a saúde do sangue. A campanha destaca duas das condições mais frequentes relacionadas ao sistema sanguíneo: a anemia e a leucemia.


A anemia não é uma doença e causa muitas dúvidas na população. Já a leucemia é um câncer maligno no sangue. A Hematologista e Hemoterapeuta, Dra. Andrea Nicolato, explica sobre essas condições que afetam a saúde.


Confira:


O que é a anemia e o que é a leucemia?


As duas condições têm relação? Uma pode acarretar a outra?


Quais são os sintomas? Como identificar a possibilidade de anemia ou da leucemia?


A senhora comentou que a leucemia é o câncer mais frequente em crianças. Mas é comum acontecer também em outras idades? Existe uma faixa etária em que a anemia mais atinge?


O diagnóstico como é feito? Há possibilidade de cura para a leucemia?


O tratamento para a anemia como é feito?


A alimentação pode ter influência nas causas dessas duas condições de saúde?


Temos vários meses temáticos que tratam da conscientização, de trazer informações para a população sobre diversas doenças, como elas ocorrem, a importância da prevenção, do diagnóstico precoce. Qual o objetivo do mês temático "Junho Laranja"?


Ao falarmos desses meses temáticos, o objetivo é justamente trazer informação correta, de qualidade para as pessoas e alertar para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce para as doenças, pois, isso possibilita mais chances de cura, de sucesso dos tratamentos. É muito importante consultar um médico regularmente.

Doar sangue pode ajudar aos pacientes em tratamento

Muitos pacientes em tratamento de saúde podem precisar receber bolsas de sangue, por isso, a importância do gesto solidário de doar sangue, o que pode ser feito nos hemocentros de forma agendada e tranquila.


Para Juiz de Fora e região, os candidatos à doação podem realizá-la na Fundação Hemominas, agendando pelo site e pelo aplicativo MGapp.


Além da doação individual, grupos também podem se mobilizar para doação na Regional da Hemominas em Juiz de Fora. Para quem quiser saber mais informações sobre como levar o seu grupo para doar sangue, basta entrar em contato com o Hemocentro pelo telefone (32) 3257-3100.


A Hemominas fica na Rua Barão de Cataguases, S/N, no Centro e funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, e nos sábados de 7h às 12h.


20 visualizações0 comentário
bottom of page