• Radio Catedral

Doar sangue: um gesto que salva vidas

Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta terça-feira, 14 de junho. Esse mês é dedicado à campanha "Junho Vermelho" de conscientização da importância desse gesto.


Por Fabíola Castro

Imagem da internet.

Nesta terça-feira, 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Neste mês é realizada a campanha Junho Vermelho para lembrar da importância da doação de sangue. Esse período do ano, de frio, do inverno, é quando ocorre a maior escassez nos estoques de sangue nos hemocentros por ser registrada uma diminuição no número de doadores. Por isso, esse é um dos motivos da campanha ser realizada nesse mês.


Em Juiz de Fora, a Fundação Hemominas já vem promovendo campanhas por conta da diminuição dos doadores e consequentemente dos estoques de sangue na unidade. O hemocentro de Juiz de Fora atende, além da própria cidade, hospitais de municípios da região, e também pacientes que precisam de transfusão, sem a necessidade da internação.


A Dra. Andrea Nicolato, que é hematologista e hemoterapeuta explica sobre esse gesto sempre importante de doar sangue.


Confira:


É fundamental que quem pode se mobilize e se conscientize sobre a necessidade de ajudar doando o sangue?


Muitas pessoas podem saber da importância de doar sangue, mas, ter algum receio, principalmente para quem nunca doou. O procedimento é totalmente seguro?


Como é feita a doação de sangue e quem pode doar?


A doação de sangue de uma única pessoa pode ajudar várias outras que necessitam. Como se dá esse processo da doação até o receptor?


Quais outras situações que impedem as pessoas de doar sangue?


O “Junho Vermelho” tem como objetivo incentivar o ato de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população de que é uma atitude que salva vidas?


A Fundação Hemominas de Juiz de Fora atende a várias localidades, não só a cidade, por isso, é tão importante manter os estoques sempre abastecidos?


Doação de grupos

Além da doação individual, grupos também podem se mobilizar para doação na Regional da Hemominas em Juiz de Fora. A Rosani Martins, integrante da Equipe de Captação de Doadores de Sangue e de Medula Óssea, destacou o impacto positivo desse tipo de mobilização em prol da doação de sangue.


Para quem quiser saber mais informações sobre como levar o seu grupo para doar sangue, basta entrar em contato com o Hemocentro pelo telefone (32) 3257-3100.


O doador que for individualmente, deve agendar sua doação pelo site da Fundação ou também ou pelo aplicativo MGapp. O Hemocentro fica na Rua Barão de Cataguases, s/n, no centro de Juiz de Fora.


A campanha Junho Vermelho busca o envolvimento de todos, visando não só a aumentar o número de doações nesse mês, mas intensificar a cultura da doação de sangue durante todo o ano.

0 comentário