Juiz de Fora sedia 2ª Fórum de Qualidade em Bancos de Leite Humano
Por Rádio Catedral

Começa nesta terça (3) em Juiz de Fora o 2º Fórum de Qualidade em Bancos de Leite Humano – “Translação do conhecimento, pesquisa e inovação no processamento, controle e gestão da Qualidade em Bancos de Leite Humano”.
Até sexta (6), o evento é promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG ILCT) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que são parceiras em pesquisas para a homogeneização e melhor aproveitamento do leite ofertado a bebês prematuros.
A abertura será às 19h no Ritz Hotel, na Avenida Rio Branco, 2.000, no Centro, com a presença da presidente da Epamig, Nilda Soares, da pesquisadora da Epamig ILCT, Denise Sobral e de representantes da Fiocruz, da Coordenação Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde e das secretarias de Estado da Saúde de Minas Gerais e de Saúde de Juiz de Fora.
Também participarão equipes do Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano, da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Fortalecimento dos Bancos de Leite Humano.
A programação engloba workshop, miniconferência e visitas guiadas. Os painéis e debates serão na Epamig ILCT, a partir da quarta (4), divididos em duas sessões temáticas: “Construindo pontes entre a ciência de alimentos e Bancos de Leite Humano” (4/11) e “Programa de Qualificação e Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano – O que é e como funciona?” (5 e 6/11).
Pesquisas em andamento
A parceria entre a Fiocruz e a Epamig ILCT para a realização de pesquisas para o processamento, controle e uso clínico do leite humano teve início em 2019. A proposta busca aumentar a oferta deste alimento e, consequentemente, reduzir a mortalidade de prematuros extremos (bebês com menos de 1500g).
Um dos projetos em vigor avalia o processo de homogeneização do leite humano. O objetivo é preservar a gordura e nutrientes deste leite que será ofertado a bebês internados em UTIs neonatais.






Comentários