• Radio Catedral

Juiz de Fora inicia retomada das aulas presenciais

Por Fabíola Castro

Foto: Banco de imagens - site gov.br.

Em Juiz de Fora, a preparação para a volta às aulas presenciais começou nesta última segunda-feira, 20 de setembro, com o retorno dos profissionais da educação para o trabalho nas escolas e consequente retomada dos alunos. A Prefeitura de Juiz de Fora anunciou, no último dia 8 de setembro, que essa volta das atividades presenciais da educação, na cidade, será de forma híbrida, facultativa e escalonada. Os primeiros alunos a retornarem serão os da educação infantil. A Secretária de Educação de Juiz de Fora, Nádia Ribas, destaca que a retomada envolve todas as instituições do município.


De acordo com a Prefeitura, após a preparação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, nesta primeira semana, as semanas seguintes serão destinadas à volta dos alunos. A educação infantil retorna presencialmente a partir do dia 27 de setembro. No dia 4 de outubro, será a vez do ensino fundamental I e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Em 11 de outubro, retoma as atividades o ensino fundamental II e ensino médio. O último grupo a voltar às aulas presenciais será dos alunos do ensino superior, no dia 18 de outubro. De acordo com a Secretária, Nádia Ribas, o retorno foi construído com diálogo e as alterações necessárias à segurança de todos os envolvidos.


Nádia Ribas destacou que a preparação da volta às atividades presenciais das escolas envolveu além da secretaria de educação, a secretaria de saúde e ainda outras pastas da administração municipal.


Na última semana, a Prefeitura divulgou a atualização do protocolo sanitário, seguindo as mudanças feitas pelos órgãos competentes da área da saúde no Brasil e no mundo. A secretária, Ana Pimentel, ressaltou que as mudanças atendem aos critérios científicos dentro da melhor estratégia de prevenção à doença e de impedir possíveis transmissões do vírus no ambiente escolar.


Ana Pimentel destacou ainda que o retorno é feito com esforço para que seja o mais seguro possível.


A Secretária de Educação de Juiz de Fora, Nádia Ribas, reforça que além de todas as medidas adotadas pelas escolas, os envolvidos precisam também estar atentos aos cuidados individuais que são essenciais.


Conforme informação da assessoria da Secretaria de Educação, de acordo com o Censo Escolar 2020, Juiz de Fora conta com 105.307 alunos e 7.510 professores na educação básica. É importante ressaltar que os familiares poderão optar pelo ensino híbrido - quando se mescla períodos on-line com períodos presenciais - ou remoto dos alunos.


Confira também:

Secretária de Saúde reforça importância da atualização do protocolo para volta às aulas em JF.

Prefeitura de Juiz de Fora anuncia volta às aulas presenciais para 20 de setembro.

0 comentário