• Radio Catedral

Juiz de Fora celebra Semana Municipal da Pessoa Idosa


Dia Municipal do Idoso é celebrado nesta segunda-feira, 9 de maio.


Por Fabíola Castro


Nesta segunda-feira, 9 de maio, é celebrado o Dia Municipal do Idoso em Juiz de Fora e de hoje (9) até a sexta-feira (13), a Câmara de Vereadores celebra a Semana Municipal da Pessoa Idosa, com diversas atividades. O evento é uma iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.


Em 2006, a Lei nº 11.274 instituiu o 9 de maio como o Dia Municipal do Idoso na cidade, data que tem como objetivo debater os direitos desta parcela da população, abordando o envelhecimento saudável e de forma digna.


Segundo o Assistente Social e Gerontólogo, José Anísio Silva (Pitico), muito atuante pelas causas e direitos dos idosos, no município são cerca de cem mil pessoas de 60 anos ou mais. Ele fala da importância de celebrar esse dia municipal.


Conforme José Anísio Silva o envelhecimento das pessoas deveria ser acompanhado por uma proteção social efetiva, principalmente aquelas mais vulneráveis.


Os desafios a serem superados por esse público ainda são muitos, conforme relata o Gerontólogo.


Ainda assim, mesmo que se precise progredir muito na busca pelos direitos e uma vida melhor para o público idoso, José Anísio destaca também as conquistas, principalmente em Juiz de Fora.


O Assistente Social e Gerontólogo, José Anísio Silva, finaliza ressaltando que a Semana Municipal da Pessoa Idosa tem como objetivo colocar esse público em atividade e evidência e também envolver toda a comunidade.


A Semana Municipal da Pessoa Idosa teve início na tarde desta segunda-feira (9), com espetáculos musicais em frente ao Palácio Barbosa Lima, no Centro. E ainda, no mesmo local, haverá diversas outras ações como atividade física para os idosos, manhã de beleza e saúde, oferta de serviços do Legislativo, e uma roda de conversa com o tema: “Saúde da pessoa idosa no período pós-pandemia”. Para encerrar a semana será realizado um baile no Círculo Militar (Av. Barão do Rio Branco, 3146 - Passos), na sexta-feira, dia 13, às 14h.


Confira a programação completa:

9 de maio, às 15h: A abertura do evento contará com espetáculos musicais do Coral Musical Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (AAPI) de Juiz de Fora, do Coral Renovart Acispes, e dos músicos Duda Lage, Edinho Negresco, Zé Carlos e Dionysia Moreira (participante do The Voice +, da Rede Globo), em frente ao Palácio Barbosa Lima.


10 de maio, às 8h30: Atividade física para os idosos, com participação do grupo Cante Comigo, do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), no Parque Halfeld, em frente à Câmara Municipal.


11 de maio, às 9h: A manhã será de beleza e saúde para os idosos em frente à Câmara Municipal. Além disso, haverá também a oferta de serviços da Casa, como o Sedecon, para tirar dúvidas desse grupo, o Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) e o Centro Integrado de Atendimento à Mulher, que irão distribuir cartilhas para as pessoas idosas.


12 de maio, às 15h: No Plenário da Câmara, será realizada uma roda de conversa com o tema: “Saúde da pessoa idosa no período pós-pandemia”, que será conduzida por Lidiane, Gleice e Pitico.


13 de maio, às 14h: Baile no Círculo Militar (Av. Barão do Rio Branco, 3146 - Passos).


0 comentário