"Valorização do trabalho realizado na cidade', diz Fernando Seixas sobre ser sede do JIMI Paradesporto pelo segundo ano consecutivo. Até a próxima semana, está em andamento a 2ª edição do Festival Paradesportivo.
Por Roberta Oliveira
Juiz de Fora está sediando a segunda edição do Festival Paradesportivo. Aproximadamente 270 atletas e 30 equipes estão competindo nas modalidades até a próxima semana.
É uma das iniciativas que ajudaram a tornar o município referência para o esporte para pessoas com deficiência. Por isso, pelo segundo ano consecutivo, a cidade será a anfitriã dos Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi) Paradesporto.
Quem analisou os impactos foi o Gerente do Departamento de Ações Esportivas de Participação e Rendimento da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Fernando Seixas, em entrevista ao Catedral Notícia 1ª edição desta sexta-feira, 26 de maio.
Reconhecimento do esporte como ferramenta de inclusão
Sobre a escolha como sede do JIMI Paradesporto em dois anos consecutivos, Fernando Seixas, considerou como o reconhecimento e a valorização do trabalho feito em Juiz de Fora.
Fernando Seixas reforçou que o município é uma referência nas práticas esportivas para as pessoas com deficiência.
O Gerente do Departamento de Ações Esportivas de Participação e Rendimento da Secretaria de Esporte e Lazer analisou que o JIMI Paradesporto coloca na vitrine o potencial do esporte como inclusão.
No ano passado, a delegação juiz-forana foi bem na disputa do JIMI Paradesporto. Fernando Seixas falou sobre a expectativa de novas modalidades na competição em 2023.
JIMI Paradesporto
De acordo com o Governo de Minas, a competição será disputada entre 6 e 8 de outubro. São esperados atletas de 23 cidades. No ano passado, foram 240 participantes de delegações de 21 municípios e um total de 512 pessoas envolvidas.
Assim como em 2022, o cenário da disputa das provas de natação e atletismo será o complexo esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora.
2º Festival Paradesportivo
A competição foi aberta no dia 20 de maio. Já foram realizadas as disputas da Bocha Paralímpica, do Goalball. Participam atletas em duas categorias: Infanto-Juvenil, para os nascidos entre 2006 e 2008 - 15 a 17 anos, com autorização da Secretaria de Esporte e Lazer e Adulto, nascidos até o ano de 2005, a partir de 18 anos.
Programação dos próximos dias
Dia 26 (Sexta-Feira) 8h - Universidade Federal de Juiz de Fora - Atletismo Paralímpico Dia 29 (Segunda-Feira) 14h às 16h - E. E. Maria das Dores - Futebol Adaptado Dia 31 (Quarta-Feira) 13h30 - Universidade Federal de Juiz de Fora - Natação Paralímpica
Commentaires