top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

"Juiz de Fora é referência no paradesporto", destaca Gerente da Secretaria de Esportes e Lazer

"Valorização do trabalho realizado na cidade', diz Fernando Seixas sobre ser sede do JIMI Paradesporto pelo segundo ano consecutivo. Até a próxima semana, está em andamento a 2ª edição do Festival Paradesportivo.


Por Roberta Oliveira

Atleta competindo durante o JIMI Paradesporto em 2022 em Juiz de Fora Foto: Associação Mineira de Paradesporto/Divulgação

Juiz de Fora está sediando a segunda edição do Festival Paradesportivo. Aproximadamente 270 atletas e 30 equipes estão competindo nas modalidades até a próxima semana.


É uma das iniciativas que ajudaram a tornar o município referência para o esporte para pessoas com deficiência. Por isso, pelo segundo ano consecutivo, a cidade será a anfitriã dos Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi) Paradesporto.


Quem analisou os impactos foi o Gerente do Departamento de Ações Esportivas de Participação e Rendimento da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Fernando Seixas, em entrevista ao Catedral Notícia 1ª edição desta sexta-feira, 26 de maio.


Reconhecimento do esporte como ferramenta de inclusão


Sobre a escolha como sede do JIMI Paradesporto em dois anos consecutivos, Fernando Seixas, considerou como o reconhecimento e a valorização do trabalho feito em Juiz de Fora.


Fernando Seixas reforçou que o município é uma referência nas práticas esportivas para as pessoas com deficiência.

O Gerente do Departamento de Ações Esportivas de Participação e Rendimento da Secretaria de Esporte e Lazer analisou que o JIMI Paradesporto coloca na vitrine o potencial do esporte como inclusão.


No ano passado, a delegação juiz-forana foi bem na disputa do JIMI Paradesporto. Fernando Seixas falou sobre a expectativa de novas modalidades na competição em 2023.




JIMI Paradesporto


De acordo com o Governo de Minas, a competição será disputada entre 6 e 8 de outubro. São esperados atletas de 23 cidades. No ano passado, foram 240 participantes de delegações de 21 municípios e um total de 512 pessoas envolvidas.


Assim como em 2022, o cenário da disputa das provas de natação e atletismo será o complexo esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora.



2º Festival Paradesportivo

A competição foi aberta no dia 20 de maio. Já foram realizadas as disputas da Bocha Paralímpica, do Goalball. Participam atletas em duas categorias: Infanto-Juvenil, para os nascidos entre 2006 e 2008 - 15 a 17 anos, com autorização da Secretaria de Esporte e Lazer e Adulto, nascidos até o ano de 2005, a partir de 18 anos.

Programação dos próximos dias

Dia 26 (Sexta-Feira) 8h - Universidade Federal de Juiz de Fora - Atletismo Paralímpico Dia 29 (Segunda-Feira) 14h às 16h - E. E. Maria das Dores - Futebol Adaptado Dia 31 (Quarta-Feira) 13h30 - Universidade Federal de Juiz de Fora - Natação Paralímpica

3 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page