top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Jovens da Arquidiocese JF se preparam para a Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa

Atualizado: 10 de mar. de 2023

Por Fabíola Castro


A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 será em Lisboa, capital de Portugal, de 1º a 6 de agosto. O evento reúne jovens do mundo inteiro e contará também com a presença do Papa Francisco.


Jovens da Arquidiocese de Juiz de Fora estão se organizando para que possam participar do maior encontro da juventude católica mundial. É o caso de dois jovens da Paróquia Santo Antônio, da cidade de Goianá (MG), o André Luiz e o Matheus. Para ajudar nos custos da viagem eles promovem eventos com o apoio da comunidade e do Pároco, Padre Miguel Campos.


O jovem André Luiz fala sobre as ações que eles estão promovendo, além de um Show de Prêmios que será neste domingo, 8 de janeiro.





Expectativa de encontro


Um encontro com jovens de todo mundo e com o Papa. Assim define André Luiz sobre a expectativa para o evento.


JMJ: um presente de São João Paulo II aos jovens de todo mundo


O lema escolhido pelo Papa Francisco para a edição da JMJ em Lisboa é “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). A frase bíblica (uma citação do Evangelho de São Lucas) dá início ao relato da Visitação (a visita de Maria a sua prima Isabel), um episódio bíblico que se segue à Anunciação (o anúncio do anjo a Maria de que iria ser a mãe do Filho de Deus e que foi o tema da última JMJ, na Cidade do Panamá) “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).


A Jornada Mundial da Juventude foi celebrada pela primeira vez, de maneira oficial, no Domingo de Ramos de 1986, em Roma, e foi criada pelo Papa João Paulo II. Em 1985, após alguns encontros com jovens, o Pontífice, hoje santo, escreveu uma Carta Apostólica aos jovens do mundo inteiro e anunciou, a instituição da Jornada Mundial da Juventude.


A partir de 1987 e depois, a cada dois ou três anos, organiza-se a Jornada Mundial da Juventude em algum lugar determinado do mundo. Depois de 2019, no Panamá, a JMJ Lisboa seria em 2022, mas foi adiada para 2023 por conta das incertezas causadas pela Pandemia.



Confira o hino oficial da JMJ Lisboa 2023:



31 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page