top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

JF registra grande volume de chuvas em janeiro e Defesa Civil orienta população

Atualizado: 25 de jan. de 2023

Por Rádio Catedral


Juiz de Fora vem registrando um alto volume de chuvas, assim como todo Estado de Minas Gerais. Na primeira quinzena de janeiro, a Zona Norte foi a região da cidade que registrou o maior volume de precipitações. Na estação pluviométrica de Chapéu D'Uvas, o volume de chuva registrado foi de 355,46mm - 119,5% do volume esperado para todo o mês de janeiro. Neste período, a Defesa Civil registrou 125 ocorrências relacionadas à chuva, sendo a maioria de deslizamento de solo.


Neste último fim de semana, a Defesa Civil informou que registrou quatro ocorrências em relação às chuvas, sendo uma nesta domingo, 22. Nenhuma situação de maior gravidade, segundo o órgão.


O volume de chuva registrado neste domingo, 22, foi maior na bacia de São Pedro. No pluviômetro do Inmet, localizado na UFJF, choveu cerca de 50mm em uma hora. Em 24h, foram registrados 58,47mm. Houve o transbordamento do córrego São Pedro que ocorreu devido às fortes chuvas que atingiram o bairro São Pedro e Zona Oeste da cidade. O grande volume de água saiu da calha na região do Bairro Mariano Procópio, principalmente na Rua Feliciano Pena, mas alcançando a Avenida Brasil e a Avenida Rui Barbosa.


Foi preciso ação de equipes do Demlurb no processo de limpeza das ruas e a Defesa Civil informou ainda que acompanhava a situação de famílias eventualmente atingidas.


O Engenheiro da Defesa Civil de Juiz de Fora, Joviano Assis, fala sobre as orientações do órgão à população durante e após as fortes chuvas.


Conforme o Engenheiro da Defesa Civil os cuidados devem ser preventivos também.

Os moradores de Juiz de Fora podem receber os alertas de chuvas fortes por SMS ou WhatsApp. Basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 informando o CEP ou uma mensagem de WhatsApp para o número (61) 2034-4611. O serviço é totalmente gratuito. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram @defesaciviljf.



Confira também:


Em Minas já são 234 municípios em situação de emergência devido às chuvas*


Com os fortes temporais que continuam castigando o estado nas últimas semanas, subiu para 234 o número de municípios em situação de emergência, segundo boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), divulgado no sábado (21). Ao todo, já são 2.068 pessoas desabrigadas (necessitam de abrigo público), 11.447 desalojadas (desocuparam os domicílios) e 21 mortes registradas até agora.


A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informou que vem atuando com todas as equipes em campo, em um trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e autoridades locais para realizar um trabalho preventivo junto aos municípios e atuar em situações de resgate. Além disso, o órgão trabalha na distribuição de alimentos, kits de higiene, limpeza, colchões e outros materiais nas cidades afetadas, com foco nas pessoas desabrigadas e desalojadas.


Também está em andamento em Minas a Campanha SOS Chuvas. O objetivo da iniciativa, que é uma parceria entre a filial mineira da Cruz Vermelha e o Serviço Social Autônomo (Servas), é auxiliar a população mais vulnerável em cidades que tiveram ocorrências provocadas pelas chuvas. Para ajudar com qualquer valor, basta fazer um Pix para a chave pix@cvbmg.org.br. Após isso, aparecerá o nome da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais. O dinheiro é transferido direto para a conta da SOS Chuvas.


A quantia, conforme os órgãos, vai abastecer os cartões humanitários que são distribuídos nas cidades atingidas pelas chuvas. Eles têm duas modalidades de crédito: o cartão alimentação, para a compra de alimentos, materiais de limpeza e higiene, e o cartão construção, para adquirir telhas e outros materiais para reparo ou reconstrução de imóveis danificados.


Diante de qualquer problema, a população deve ligar para a Defesa Civil no número 199, que funciona 24 horas ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.


*Informações da Agência Minas.


12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page