top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Contato com água de enchentes pode causar doenças

Por Fabíola Castro

*Foto: Gil Leonardi | Imprensa MG

Estamos em um intenso período chuvoso que infelizmente tem causado transbordamento de rios, córregos e alagamentos em diversas cidades. Muitas vezes as enchentes atingem as casas, estabelecimentos, fecham ruas e nesses locais as pessoas acabam tendo contato com as águas que podem trazer doenças se estiverem contaminadas.


Com as chuvas fortes e por muitos dias seguidos naqueles locais que possuem drenagem insuficiente, bueiros entupidos e solos irregulares, com a força das enchentes, a água também carrega lama, lixo e esgoto, ou seja, traz risco de doenças. A maioria das situações de contaminação acontece em razão da ingestão dessa água contaminada ou, às vezes, somente pelo contato com ela.


O médico veterinário responsável pelo Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, José Geraldo de Castro Junior fala sobre essas doenças e o cuidados a serem tomados.


Confira:


Quais doenças podem ser causadas pela água das enchentes?


O risco de transmissão dessas doenças aumenta em épocas de fortes chuvas e enchentes? Por quê?


Se o contato com a água de enchente for inevitável, que tipos de proteção utilizar? Quais medidas tomar após isso acontecer?


Qual é a forma correta de desinfetar ambientes atingidos por águas de enchentes?


Quais sintomas podem indicar que houve infecção por alguma doença?


Em Juiz de Fora, dúvidas podem ser tiradas no setor de Zoonoses pelo telefone (32) 3690-7030.


Existem ainda aquelas dicas simples e básicas de sempre: como evitar transitar em ruas alagadas, isso não somente por conta das doenças, mas também pela segurança como um todo das pessoas, acidentes podem ocorrer.


Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas. Fique em lugar seguro e, se precisar, peça ajuda. Também é importante lembrar que devemos manter distância da rede elétrica e não parar debaixo de árvores, de estruturas metálicas que podem desabar.


Em caso de necessidade, os órgãos competentes devem ser acionados. A Defesa Civil atende pelo telefone 199 e os Bombeiros pelo 193.


Cuidados também com a rede elétrica*


A população também deve redobrar os cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes, choques ou perdas de equipamentos.


O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, alerta que água e energia elétrica não combinam.


*Fonte: Agência Minas.


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page