Por Rádio Catedral
O Jardim Botânico da UFJF recebeu mais de 1 kg e 300 gramas de sementes de seis espécies de árvores da Mata Atlântica, incluindo três exemplares ameaçados de extinção. O envio foi realizado pelo Jardim Botânico Municipal de Bauru, em São Paulo, em decorrência de parceria com a instituição Botanic Gardens Conservation International, do Reino Unido, e a Aliança Brasileira de Jardins Botânicos.
As espécies recebidas são de jequitibá-branco, considerada a maior árvore da Mata Atlântica; cedro-rosa; ipê-tabaco; pau-marfim; tingui e olho-de-cabra. Segundo o diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira, as sementes são adaptadas às condições climáticas e ao solo, mais resistentes a pragas e doenças e fundamentais para ações de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.
Após serem cultivadas em viveiros, onde poderão germinar e crescer, as mudas serão plantadas em locais estratégicos do Jardim e da Fazenda Experimental da UFJF, localizada no Bairro Chapéu D’Uvas, em Juiz de Fora.
O projeto incluirá atividades de educação ambiental com a comunidade local para conscientizar sobre a importância da biodiversidade e do reflorestamento.
コメント