Operação Cyprium: Polícia Civil prende suspeito e apreende 1,5 tonelada de cobre em Juiz de Fora
- Radio Catedral
- há 5 horas
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral

A Polícia Civil realizou ontem a operação Cyprium, que desarticulou um esquema de receptação e crime ambiental em Juiz de Fora. Um homem, de 29 anos, foi preso em flagrante no bairro Torreões, suspeito de liderar a ação criminosa envolvendo fios de cobre.
Durante a operação, foi apreendida, aproximadamente, uma tonelada e meia de fios de cobre, que seriam recebidos e preparados para revenda em uma propriedade rural. Segundo a Polícia, o suspeito, dono de um ferro-velho, apresentava crescimento patrimonial atípico e já vinha sendo monitorado pelo setor de inteligência da Delegacia Regional.
O delegado Márcio Rocha destacou que as investigações apontaram uma verdadeira associação criminosa, envolvendo furtadores e receptadores.
Márcio Rocha explicou que as investigações começaram a partir da constatação do aumento de registros de furtos de cabos em Juiz de Fora.
Ainda de acordo com a investigação, parte do cobre era queimada no leito do Rio do Peixe, em área de preservação ambiental, para separar a borracha do metal. Essa prática provoca emissão de gases tóxicos e degradação do meio ambiente, constituindo mais um crime, como explicou o delegado Marcos Vignolo.
A Polícia Civil informou que o cobre recuperado será devolvido às vítimas e empresas lesadas. Já o material queimado, sem possibilidade de identificação, seguirá para a cadeia de custódia, com destino definido pela Justiça, podendo ser doado ou destruído.
Comentários