top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Janeiro Branco: saúde mental é coisa séria e precisa de cuidados

Por Fabíola Castro

*Foto: site gov.br.


A campanha Janeiro Branco tem como tema em 2024 “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?


A iniciativa visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.


A saúde mental precisa de cuidados individuais, atitudes institucionais e políticas públicas comprometidas com a qualidade de vida de todas as pessoas.


Para falar sobre o Janeiro Branco e a saúde mental nosso quadro Bendita Saúde conversou nesta quinta-feira (11) com a Psicóloga Sandra Marotta.


Confira:


O que significa o Janeiro Branco? Qual a sua importância?



Quais são os objetivos da campanha Janeiro Branco?



Por que se atentar aos cuidados com a saúde mental?



Assim como em outras condições de saúde, com a saúde mental é preciso também pensar e trabalhar com a prevenção?



Quais os principais transtornos que podem acometer a saúde mental das pessoas?



Quais são os fatores que podem estar relacionados aos sintomas de ansiedade e depressão, por exemplo?



Esses transtornos decorrentes da saúde mental podem afetar as pessoas, deixando-as impossibilitadas de exercer suas funções laborais e prejudicar em diversos outros aspectos da vida diária?



E falando de saúde mental também no trabalho - a saúde mental do trabalhador -, você disse lá no início que estar bem mentalmente é um conjunto, que inclui também esse ambiente, o do trabalho. Esse assunto é um desafio dentro das empresas, das corporações?



Para quem está ao redor é importante observar uma pessoa que possa estar mudando o seu comportamento e desenvolvendo ansiedade, depressão, algum transtorno mental?



Esses problemas, transtornos que afetam a saúde mental podem atingir a qualquer faixa etária?



Algo muito comum que sempre ouvimos é a questão da importância de se manter o corpo são e a mente sã. É importante esse equilíbrio?



Além das já faladas, há outras recomendações no cuidado com a saúde mental?



Perfeito Sandra, informações muito relevantes para refletirmos sobre a saúde mental e a importância dos cuidados. E para finalizarmos qual a sua mensagem e muito obrigada pela entrevista e participação no nosso quadro Bendita Saúde.



Como a psicóloga disse observar os sinais e sintomas de que não estamos bem mentalmente é muito importante. É preciso acabar com os tabus acerca desse assunto com informação correta e sem preconceitos. Se for preciso, sentir necessidade ou perceber que alguém próximo precisa, procure o psicólogo, o psiquiatra, busque ajuda!


Outro dia escutando uma psiquiatra falar sobre o Janeiro Branco, sobre a saúde mental, ela disse que o preconceito acerca desse assunto ainda é grande, se você procura o cardiologista quando tem algum problema relacionado ao coração, um ortopedista quando tem alguma dor, porque não procurar o psiquiatra se sente que mentalmente não está bem? É algo para refletirmos e nos cuidarmos mais!



10 visualizações0 comentário
bottom of page