top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

IPVA: quitar de uma vez ou parcelar o valor?


Para proprietários de veículos início de ano é época de quitar o IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.


Por Roberta Oliveira


Um dos impostos que bate à porta do brasileiro no início do ano é o IPVA. O prazo de pagamento iniciou nesta semana, no último dia 15 de janeiro, conforme a placa do carro. Por isso, conversamos com um economista para saber qual a melhor opção: quitar de uma vez ou parcelar o valor?


O economista, PhD em Finanças e coordenador do curso de Administração da Estácio, Bruno Dore, orienta em quais condições o pagamento à vista pode ser melhor para o contribuinte no caso do IPVA.




No entanto, o economista alerta as pessoas que em qualquer situação, a opção pelo parcelamento precisa ser estudada para saber se cabe no orçamento.



Bruno Dore explica os erros mais comuns envolvendo parcelamentos cometidos pelas pessoas.



O pagamento em cota única, com desconto de 3% ou parcelado em até três vezes deve ser efetuado diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Mais BB e Santander), bastando informar o número do Renavam.


O contribuinte que tiver conta em qualquer instituição financeira ou banco digital também pode pagar via Pix. Para gerar o QR Code, o contribuinte deve acessar o site fazenda.mg.gov.br e, na área do IPVA, escolher a opção emissão da Guia do IPVA.



Confira também:

11 visualizações0 comentário
bottom of page